Apresentação

Revista de Reflexão Brasil-Polônia

Zdzisław MALCZEWSKI SChr

Estamos apresentando ao Caro Visitante a revista da comunidade brasileira polônica. Após muitas consultas e debates, decidimos dar à nova publicação o título Polonicus – Revista de reflexão Brasil-Polônia. Por que esse título da revista? Pelo seu nome, queremos direcionar o leitor ao perfil do periódico. Com efeito, o próprio termo “polonicus”, que tem as suas raízes na língua latina, refere-se a tudo que diz respeito à Polônia, sua cultura, suas tradições, seus costumes. Essa palavra pode também significar a pessoa que num ambiente novo tem criado diversos bens culturais que têm relação com o espaço geográfico da nação polonesa.  Em muitos casos o termo “polonicus” define algum bem que foi descoberto e que aponta para a sua origem polonesa. Em português, será “polônico” também algo que se apresenta como raridade em muitas áreas e que se apresenta fora do espaço geográfico da Polônia, mas com ela mantém algum tipo de vínculo. Além disso, incluímos nessa categoria também diversos traços que encontramos em vários lugares e que pela sua especificidade nos falam dos seus autores ou dizem respeito a tudo aquilo que, direta ou indiretamente, de maneira geral chamamos de polonês. Em diversas regiões do mundo encontramos esse tipo de marcas, que justamente denominamos “polônicas”.

A nossa revista Polonicus deseja justamente inserir-se nesse fenômeno, unindo pelo seu conteúdo pessoas que possuem as mesmas raízes étnicas ou brasileiros natos de outras origens, interessados por tudo aquilo que está relacionado com a Polônia e a sua produção cultural.

Em nossa revista, vamos dedicar um espaço especial a esses “polônicos”. Tanto mais que surgiu justamente aqui, no Brasil, essa palavra especial que define os brasileiros de raízes étnicas polonesas. Em razão do lugar do nascimento e da cidadania possuída, a pessoa é brasileira. No entanto, quando levamos em conta a origem étnica dessa pessoa, em razão dos seus laços de sangue, ela não é “polonesa”, mas pode ser definida como “polônica”.

Na nossa realidade brasileira temos um significativo número de pessoas nascidas no Brasil (calculadas em 2-3 milhões) que têm em suas veias o sangue polonês. Trata-se de pessoas que, em razão da sua pertinência étnica, sentem-se ligadas com a Polônia.

A revista Polonicus deseja inscrever-se na longa e variada lista de jornais e revistas que têm sido publicados no Brasil desde 1892, quando surgiu o primeiro periódico polonês no País, intitulado Gazeta Polska w Brazylii (Jornal Polonês no Brasil), editado por um grupo de imigrantes em Curitiba e dirigido à coletividade imigratória polonesa que então se estava formando no Brasil1. A nossa nova publicação pretende igualmente entrar na linha dos periódicos de natureza científica cujo objetivo tem sido apresentar a história e as conquistas da coletividade imigratória e polônica no Brasil. O último periódico desse tipo, publicado nos anos 1999-2009, foi Projeções – Revista de estudos polono-brasileiros2.

Intelectuais polônicos e o Conselho de Leigos que atua junto à Reitoria da Missão Católica Polonesa no Brasil, motivados pelo ideal da publicação de Projeções, sugeriram ao Reitor da MCPB que prosseguíssemos com o nosso trabalho editorial. Decidimos então levar adiante o nosso labor intelectual e editorial e no primeiro semestre de 2010 fazer chegar aos nossos leitores o primeiro número de Polonicus – Revista de reflexão Brasil-Polônia. Alegra-nos e infunde-nos muito otimismo para o futuro o fato de que intelectuais do Brasil e da Polônia aceitaram o nosso convite de integrar o Conselho Consultivo da revista. Trata-se de especialistas que conhecem muito bem as questões que pretendemos abordar nas páginas da nossa publicação.

Convidamos os prezados leitores a se unirem a nós e a vivenciar, juntamente conosco, a jornada comum na descoberta da história, bem como da realidade atual da comunidade polônica no Brasil. Continuaremos a acompanhar os diversos pontos de contato que existem e que com certeza se ampliarão entre os dois países amigos: o Brasil e a Polônia. Na medida das nossas possibilidades, nas páginas da nossa revista procuraremos familiarizar os nossos caros leitores com essa ampla problemática dos contatos polono-brasileiros.

O periódico Polonicus – Revista de estudos Brasil-Polônia terá as seguintes seções: Polônia/Polska, Artigos/Artykuły, Poemas/Wiersze, Entrevistas/Wywiady, Resenhas/Przegląd literacki, Crônicas/Wydarzenia e Efemérides/Diariusz. Com o objetivo de tornar acessível o conteúdo de cada número aos poloneses que desconhecem a língua portuguesa, o título de cada texto será também fornecido em língua polonesa. No final de cada artigo será também apresentado um resumo em polonês.

Em nome da equipe redacional – Henryk Siewierski, Mariano Kawka e Piotr Kilanowski – e em meu próprio, cumprimento a Você Caro Visitante deste nosso portal, desejo uma agradável leitura e convido à cooperação conosco.

                                                  Zdzislaw MALCZEWSKI SChr – redator

1 Cf. MALCZEWSKI, Zdzislaw. Ślady polskie w Brazylii / Marcas da presença polonesa no Brasil. Varsóvia: Biblioteka Iberyjska, 2008, p. 211-223.

2 Ibidem, p. 150-153.