O ano de 2006

 

  • 17 de dezembro

A Sociedade “União Juventus” celebra o lançamento da pedra fundamental da nova sede com a Santa Missa presidida por Dom Moacyr José Vitti – Arcebispo Metropolitano de Curitiba.

 

  • 09 de dezembro

Em Campo do Tenente – PR realiza-se a inauguração da nova sede da Braspol e do grupo folclórico polonês Niezapominajka. A obra é um empreendimento do Senado da Polônia através da Sociedade “Wspólnota Polska” de Varsóvia.

 

  • 08 de dezembro

O Consulado Geral da Republica da Polônia e Sociedade beneficente Polônia no Rio de Janeiro organizam o lançamento dos livros de: Tomasz Lychowski (Encontros – Spotkania) e Rodrigo Lychowski (Reflexões sobre o Direito do trabalho e o Direito Internacional).

 

  • 07 de dezembro

Entregamos aos nossos leitores o novo número da nossa revista “Projeções”. Infelizmente – por causa da falta de recursos financeiros – neste ano podemos editar somente um único número da “projeções”.

 

  • 06 de dezembro

O papa Bento XVI erigiu nova Diocese de São José dos Pinhais (Paraná) e nomeou o seu primeiro bispo Dom Ladislau Biernaski CM. A nova Diocese, com território desmembrado da Arquidiocese de Curitiba, será composta pelos seguintes municípios: São José dos Pinhais, Ataucária, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Tijucas do Sul, Campo do Tenente, Rio Negro e Piên. É bom que o bispo polônico Dom Ladislau foi escolhido para ser o novo pastor desta Diocese, pois nesse territóro há número significativo de fiéis de origem polonesa.

 

  • 13-15 de outubro

Em Curitiba realiza-se a VIII Assembléia geral da Braspol. No rico programa desse evento destaca-se uma apresentação da atividade da Braspol em todo o território brasileiro e em suas diversas filiais. Após a eleição da nova diretoria, foram esboçadas as linhas de ação futura da Braspol.

 

  • 11 de outubro

Em São Gabriel da Palha, no Estado do Espírito Santo, morreu Eduardo Glazar. Era um dos pioneiros poloneses em Águia Branca. Junto com a família chegou ao Brasil em 1931. Mais tarde trabalhou para a Companhia Polonesa de Colonização. Foi vereador de Colatina. Quando São Gabriel da Palha emancipou-se politicamente, Eduardo Glazar foi eleito primeiro prefeito daquele municipio. No ano passado editou seu livro-memórias: “Brava gente polonesa: Memórias de um imigrante, formação histórica de São Gabriel da Palha e ex pansão do café conilon no Espírito Santo”, Vitória 2005, p. 207.

 

  • 9-10 de outubro

No âmbito do Fórum da Ciência e da Cultura, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Consulado Geral da Polônia no Rio de Janeiro promove os “Dias da Polônia”. O programa do evento engloba uma apresentação de fotografias da capital da Polônia – Varsóvia e uma degustação da cozinha polonesa. No segundo dia são apresentados os seguintes filmes: “Polônia (propostas turísticas)”, “Polônia – Pátria de João Paulo II”, “Quando o sol era um deus” – filme de Jerzy Hoffman.

 

  • 7-8 de outubro

A Associação Polonesa de Águia Branca, no Estado do Espírito Santo, organiza a IV Festa do Imigrante Polonês. Através da festa, os organizadores têm em mente a valorização do rico passado da comunidade imigratória local, mas também a apresentação do bem que se realiza na comunidade polônica local.

Graças à ajuda financeira do Senado da Polônia, neste ano foi inaugurada em Águia Branca a Casa Polonesa, que não apenas está se transformando num dinâmico centro de cultura polonesa em Águia Branca, mas estende a sua influência aos polônicos que residem em todo o Estado do Espírito Santo.

 

  • 20 de setembro

Em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (uma das mais antigas instituições culturais do Brasil, que funciona desde 1828), o Consulado Geral da Polônia no Rio de Janeiro organizou uma noite dedicada ao Levante de Varsóvia. O programa da sessão solene, que se realizou no salão Pedro Calmon, envolveu as apresentações do presidente do Instituto, do Cônsul Geral, de participantes do Levante que residem no Rio e autor da tradução portuguesa do livro “Levante 44” de Norman Davis, publicada este ano no Brasil pela Editora Record.

A segunda parte da solenidade realizou-se no salão de exposições do Instituto, com uma vista panorâmica da fascinante Baía de Guanabara. Foi apresentada uma exposição fotográfica organizada pelo Consulado Geral da Polônia, com a cooperação do Museu do Levante de Varsóvia, da capital polonesa. Em 32 pranchas foram apresentados cerca de 200 fotogramas, que de maneira abrangente mostravam os mais importantes aspectos organizacionais e logísticos do Levante, bem como um filme documentário de Witold Nadrowski intitulado “O Levante de Varsóvia em documentos”.

Durante a exposição, a Editora Record apresentou o livro de Norman Davis, bem como a última publicação  da escritora brasileira de descendência polonesa Letícia Wierzchowski, intitulada “Uma ponte para Terebim”, que descreve o destino da sua família durante a II Guerra Mundial, inclusive o Levante de Varsóvia.

Participaram da solenidade representantes da diretoria e membros do Instituto, o representante do Arcebispo do Rio de Janeiro, representantes de instituições científicas e culturais do Rio de Janeiro e do corpo consular, membros da Associação da Imprensa Estrangeira, uma delegação de instituições militares, o diretor da escola pública local “Polônia”, representantes da comunidade polônica e do clero.

 

  • 18-19 de setembro

A Academia Polônica, a Associação Mundial da Herança Cultural Polônica, a Sociedade Educacional Polonesa e a Fundação Polônia-Europa-Comunidade Polônica – Programa de Educação e Desenvolvimento organizam em Czestochowa o Congresso Internacional “Fundações polônicas o mundo: perspectivas de cooperação com as organizações culturais e técnicas”.  O redator de “Projeções” participou desse encontro apresentando um comunicado a respeito da “Realidade atual da comunidade polônica no Brasil”.

 

  • 18 de setembro

O redator da revista “Projeções” visita pela segunda vez o CESLA (Centro de Estudos Latino-Americanos), da Universidade de Varsóvia. Juntamente com o prof. dr. Andrzej Dembicz analisa as perspectivas de cooperação na publicação da obra comum que é a revista “Projeções”.

 

  • 16 de setembro

Durante a sua estada em Varsóvia, o pe. Zdzislaw encontra-se com o prof. dr. Andrzej Dembicz, diretor do CESLA – Centro de Estudos Latino-Americanos, da Universidade de Varsóvia, que mostrou ao hóspede do Brasil a nova e bem equipada sede do CESLA.

Em Augustów, realiza-se a Assembléia Geral do Conselho Mundial das Pesquisas sobre os Poloneses Emigrados.

 

  • 15-17 de setembro

Em Suwalki, na Polônia, realiza-se a Conferência Internacional sobre o tema “Os poloneses e a comunidade polônica no mundo – estado das pesquisas e perspectivas para o século XXI”. A Conferência foi uma realização do Conselho Mundial de Pesquisas sobre os Poloneses no Exterior e da prefeitura da cidade de Suwalki.

 

  • 14 de setembro

Na sede da Associação “Wspólnota Polska” (Comunidade Polonesa), em Varsóvia, o pe. Zdzislaw encontra-se com o diretor Andrzej Chodkiewicz. Durante o encontro comum foram apresentadas algumas expectativas da colônia polonesa do Brasil diante da Polônia. O diretor da Associação apresentou as perspectivas para o próximo ano da atividade dessa Associação em prol da comunidade polônica brasileira.

 

  • 13 de setembro

Em Varsóvia existe O Liceu de Educação Geral Rui Barbosa, em homenagem ao famoso e influente político e diplomata brasileiro. A escola faz a divulgação do Brasil através de concursos e outras promoções.

A convite do diretor do Liceu, prof. Wieslaw Wlodarski, o pe. Zdzislaw participou de um encontro com os alunos dessa escola. O redator de “Projeções” estava acompanhado pelo embaixador Stanislaw Pawliszewski – presidente da Sociedade Polono-Brasileira de Varsóvia. Antes do encontro foi apresentado aos alunos um filme sobre os poloneses no Brasil. A seguir o hóspede do Brasil familiarizou os alunos com aspectos da comunidade polônica brasileira. Após o simpático encontro com os alunos do Liceu, o pe. Zdzislaw foi convidado pelo diretor da escola para um almoço, do qual participaram representantes da Sociedade Polono-Brasileira (entre os quais os embaixadores Stanislaw Pawliszewski e Boguslaw Zakrzewski).

 

  • 12 de setembro

O redator da revista “Projeções”, acompanhado pelo pe. Dr. Józef Kubicki SChr, realiza uma visita de cortesia ao prof. Andrzej Stelmachowski – presidente da Associação “Wspólnota Polska”. O encontro serviu para familiarizá-lo com a vida atual da comunidade polônica no Brasil.

Na tarde do mesmo dia, nos pitorescos jardins do Museu do Movimento Popular Polonês no bairro de Wilanów, em Varsóvia, realiza-se um encontro de convidados com o redator de “Projeções”. Entre os participantes do encontro havia mitos amigos e simpatizantes do Brasil e da comunidade polônica nesse país.

Antes do encontro o pe. Zdzislaw concedeu amplas entrevistas ao Programa Polônico da Rádio Polonesa (jornalista Maria Wieczorkiewicz), à “Rádio para Você” (jornalista Wojciech Marczyk), bem como à TV Polonia.

Entre os participantes do mencionado encontro no Museu havia representantes da Chancelaria do Senado da Polônia, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Cultura e da Herança Nacional, bem como da Biblioteca Nacional. Após o encontro com o redator, durante o qual não faltaram perguntas a respeito da comunidade polônica brasileira e da Igreja local, os organizadores convidaram os participantes para uma refeição informal, durante a qual houve ocasião para conversas particulares com alguns diplomatas da Polônia que trabalharam no Brasil e com outras personalidades que participaram do encontro.  Foi graças aos empenhos do incansável embaixador Stanislaw Pawliszewski – presidente da Sociedade Polono-Brasileira em Varsóvia, em cooperação com o Museu do Movimento Popular Polonês, que se tornou possível esse agradável e simpático encontro.

 

  • 9  de setembro

O pe. Zdzislaw Malczewski SChr, acompanhado pelo embaixador Stanislaw Pawliszewski e da profª Renata Siuda-Ambroziak – do CESLA (Centro de Estudos Latino-Americanos), na qualidade de redator de “Projeções”, participa na Televisão Polonesa do  programa “Perto, mas longe”, apresentado pela TV Polonia. Nesse encontro o pe. Zdzislaw apresenta aos espectadores poloneses e polônicos a situação atual da comunidade polônica brasileira, bem como divulga a revista “Projeções”.

 

  • 4 de agosto

Inicia-se em Tarnów, Polônia, o encontro dos jornalistas polônicos.

 

  • 3 de agosto

Na “Casa Polônica”, em Varsóvia, foi aberta a exposição “Os poloneses no Brasil”, organizada pela Associação “Wspólnota Polska”, pela Sociedade Polono-Brasileira Rui Barbosa e pelo Museu da História do Movimento Popular de Varsóvia. Da abertura da exposição participaram: o prof. Andrzej Stelmachowski – presidente da Associação “Wspólnota Polska”, o embaixador do Brasil na Polônia, Stanislaw Pawliszewski – presidente da Sociedade Polono-Brasileira, o diretor do Museu da História do Movimento Popular Piotr Zientarski – da Comissão dos Assuntos da Emigração e União com os Poloneses no Exterior, Romuald Laczkowski – substituto do Chefe da Chancelaria do Senado da Polônia, representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Cultura e da Herança Nacional. A abertura da exposição, que permaneceu aberta ao público até o dia 31 de agosto, foi transmitida pela televisão polonesa.

 

  • 27 de julho

O pe. Zdzislaw Malczewski SChr – que há vários dias se encontra em Roma – reza junto ao túmulo de João Paulo II na intenção dos seus paroquianos de Curitiba e da comunidade polônica brasileira. No mesmo dia concede uma entrevista à Rádio Vaticano a respeito da situação da Igreja católica no Brasil, bem como a respeito da comunidade polônica nesse país.

 

  • 11 de julho

Durante o 45º Festival Paranaense de Folclore, realizado em Curitiba, apresentou-se no Teatro Guaíra o Grupo de Folclore Polonês “Wisla”. A apresentação de danças polonesas regionais e de canções populares contou com o grande entusiasmo do público, que lotou o auditório do teatro.

 

  • 2 de julho

O compositor Krzysztof Penderecki dirige a Orquestra Sinfônica da Petrobras, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

  • 26 de junho – Em Santana-PR, realiza-se o comovente sepultamento do pe. Daniel Niemiec SChr, que se transformou num acontecimento extraordinário, não apenas de caráter religioso.

 

  • 22 de junho

Faleceu na casa paroquial de Santana, Estado do Paraná, aos 82 anos de idade, o padre Daniel Niemiec SChr. Por trinta anos (de 20 de janeiro de 1973 a 12 de outubro de 2003) esteve à frente da paróquia de S. Ana em Santana, perto de Cruz Machado. O falecido era conhecido pela sua atividade polônica. O Pe. Daniel foi condecorado com a cruz de cavaleiro da Ordem Polonia Restituta, e ainda, quando no dia 2 de maio de 2002 foi instituído pelo Senado da Polônia “O Dia dos Emigrados Poloneses”, foi-lhe concedida a cruz de oficial da Ordem do Mérito da República. Essa distinção foi-lhe conferida pelo presidente da Polônia Aleksander Kwasniewski no dia 22 de abril de 2002. Quando esteve de férias na Polônia em 2003, o padre Daniel recebeu essa elevada distinção estatal das mãos do presidente do Senado polonês. Com a morte do padre Daniel, a colônia polonesa no Brasil perdeu um pastor dedicado e um devotado líder social.

 

  • 12 de junho

Na sede do Museu de Literatura, em Varsóvia, realiza-se o lançamento do volume de poesias de Tomasz Lychowski intitulado “Encontros – Spotkania”. Trata-se de mais um volume de poesias do nosso colaborador e líder polônico no Rio de Janeiro. A ele as nossas felicitações e que continue nos brindando com a sua poesia.

 

  • 8 de junho

O Consulado Geral da Polônia no Rio de Janeiro, juntamente com a Academia Brasileira de Literatura, organizam uma sessão solene dedicada à literatura polonesa da segunda metade do século XX. O acontecimento assinala  65º aniversário da conferência proferida a respeito da literatura polonesa na sede da Academia Brasileira de Literatura pelo poeta polonês Jan Lechoń. A sessão foi acompanhada por uma exposição de livros poloneses traduzidos para a língua portuguesa no Brasil, livros de autores de descendência polonesa, bem como livros sobre a Polônia e os poloneses em língua portuguesa (cerca de 60 volumes). Paralelamente foi aberta uma exposição dedicada ao relacionamento da Polônia com a Academia Brasileira de Literatura (fotos de Henrique Sienkiewicz – cadeira na Academia nº 7 nos anos 1900-1901, Jan Lechoń e Julian Tuwim, Rodrigo Octavio e Arnoldo Niskier. O Prof. Dr. Henryk Siewierski, da Universidade de Brasília (UnB), pronunciou a conferência “Um olhar sobre a atual literatura polonesa”. A sessão encerrou-se com um coquetel.

 

 

  • No mês de maio a televisão brasileira apresenta uma série de filmes de Krzysztof Kieślowski.

 

  • 3 de maio

A Associação “Wspólnota Polska” conferiu uma medalha de ouro ao Pe. Mirosław Stępień SChr – que por muitos aos foi capelão da comunidade polônica em São Paulo – “em reconhecimento pelo méritos e pelo engajamento no processo da reconstrução da Capelania Polonesa em São Paulo, bem como pelo cultivo e pela divulgação da cultura e da tradição polonesa no Brasil”. As nossas sinceras felicitações ao capelão polônico por essa distinção e condecoração. Fazemos votos de novos sucessos no trabalho pastoral entre os nossos compatriotas.

 

  • 2 de maio

Na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná realiza-se uma sessão solene por ocasião do “Dia Estadual da Comunidade Polonesa”. Após a sessão, realizou-se a abertura da exposição “A Polônia hoje”.

 

  • 1 de maio

No Consulado Geral da Polônia em Curitiba realiza-se uma recepção por ocasião da festa de 3 de Maio. Os participantes do encontro tiveram a ocasião de conhecer Ryszard Shnepf – Secretário de Estado da Chancelaria do Primeiro-Ministro da Polônia e que na ocasião se encontrava no Brasil.

 

  • 22 de abril

O Embaixador da Polônia no Brasil Paweł Kulka Kulpiowski faz pela primeira vez uma visita oficial ao Estado do Paraná. Durante a sua estada em Curitiba, o representante da Polônia teve diversos encontros com as autoridades locais, inclusive com líderes polônicos. Fez também uma visita de cortesia ao redator da revista “Projeções”, Pe. Zdzisław Malczewski SChr, e ao Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, Pe. Benedito Grzymkowski SChr.

 

 

  • 19 de abril

O Consulado Geral da Polônia no Rio de Janeiro organiza uma exposição do pintor Zbigniew Więckowski. A exposição foi aberta na galeria de arte do Instituto Brasil-Estados Unidos.

 

  • 15 de abril

Sábado Santo. Em muitas regiões do Brasil onde vivem poloneses e seus descendentes mantém-se o costume da bênção dos alimentos em santuários. O lugar onde esse costume se preserva com mais vigor é Curitiba. No centro da cidade encontra-se o Parque João Paulo II. Todos os anos, justamente nesse parque, o Reitor da Missão Católica Polonesa, Pe. Benedito Grzymkowski SChr, realiza essa bênção. Trata-se de um costume polonês que foi adotado também por brasileiros.

 

  • 9 de abril

O Consulado Geral da Polônia no Rio de Janeiro organiza a exposição “A Semana Santa nos costumes e na arte polonesa”. A exposição, composta de 39 pranchas, realizou-se a igreja polonesa na Cidade Maravilhosa, como é conhecida Rio de Janeiro.

 

  • 2 de abril

Na cidade de São Mateus do Sul, Estado do Paraná, ocorre a inauguração de um monumento a João Paulo II, bem como a bênção do novo santuário sob o patronato da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora Aparecida e da Padroeira da Polônia – Nossa Senhora de Częstochowa.

 

  • 27 de março

No Consulado Geral da Polônia em Curitiba realiza-se o encontro do ministro polonês do meio-ambiente Jan Szyszko com a comunidade polônica local.

 

  • 22 de março – O Governo do Paraná e a Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Museu Paranaense, organizam a abertura das Amostras: “Raízes do Paraná – Os Poloneses”: Exposição de fotos, objetos e documentos sobre a imigração polonesa no Paraná [séc. XIX]; Sala Personagens Paranaenses: Homenagem ao poeta Paulo leminski – exposição de objetos e fotos; Sala Especial “A Herança Polonesa na Arte Paranaense”: Exposição de obras de arte de artistas paranaenses, descendentes de poloneses; Sala das Coleções: “Charme e Elegância em outros tempos” – Exposição de acessórios masculinos, objetos e peças de vestuários.

As mostras permanecerão até o dia 16 de julho de 2006. A exposição conta com o apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

 

  • 21 de março – O Presidente da Braspol Nacional eng. Rizio Wachowicz realiza uma reunião de trabalho com os padres: Benedykt Grzymkowski SChr – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil e Zdzislaw Malczewski SChr – redator da revista “Projeões”.

 

  • Março – O desembargador paulista Enrique Ricardo LEWANDOWSKI foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O prof. Enrique R. Lewandowski foi aprovado pelo Senado para ser o ministro do Supremo. Novo ministro do STF é professor da Universidade de São Paulo desde 1978 e desde 2003, é titular da cátedra na Faculdade de Direito. Escreveu quatro livros. Exerce a função de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo desde 1997 e atualmente ocupa lugar no chamado “Órgão Especial”, o principal órgão decisório do tribunal. Lewandowski vai ocupar uma vaga na instância máxima do Poder Judiciário brasileiro: o STF, responsável pelo julgamento dos casos previstos na Constituição Federal (recursos extraordinários, crimes comuns do presidente da República, crimes da responsabilidade de ministros de Estado, entre outros).

 

  • 05 de janeiro – Presidente da Braspol Nacional eng. Rizio Wachowicz realiza uma reunião com redator da revista polônica “Projeções” e com o pe. Benedykt Grzymkowski SChr, reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil. Durante o encontro discutiu-se sobre a atuação e perspectivas da Braspol neste ano de 2006.

 

  • 01 de janeiro – Na sede da Sociedade Marechal José Pilsudski realiza-se em Curitiba a primeira – neste ano – reunião da Braspol Nacional.
7 Comment(s)
  • Posted novembro 16, 2021 12:06 pm 0Likes
    priligy dapoxetine review

    Propecia 1mgacheter Propecia France

  • Posted novembro 19, 2021 7:26 pm 0Likes
    Maurice

    I don’t even understand how I finished up here, however I thought this put
    up was good. I don’t realize who you might be but certainly you are going
    to a well-known blogger for those who are not already.
    Cheers!

    Here is my blog post; Instagram Takipçi Satın Al

  • Posted novembro 20, 2021 1:16 am 0Likes
    Akilah

    wonderful put up, very informative. I wonder why the opposite specialists of this sector do not understand this.
    You should proceed your writing. I am sure, you have a great readers’ base already!

    my blog: en hızlı takipçi satın al

  • Posted novembro 20, 2021 12:27 pm 0Likes
    Karima Fleck

    I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!|

    https://vimeo.com/galbraithdrake9

  • Posted novembro 22, 2021 3:37 am 0Likes
    Parthenia

    Hmm is anyone else experiencing problems
    with the images on this blog loading? I’m trying to
    find out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any responses would be greatly appreciated.

    Here is my web site; php shell download

  • Posted novembro 22, 2021 7:25 am 0Likes
    Zoe

    Right away I am going away to do my breakfast, afterward having
    my breakfast coming yet again to read other news.

    Here is my web page :: instagram takipçi satın al

  • Posted novembro 23, 2021 8:16 pm 0Likes
    worgo

    Секс файлы: Секс матрица / Sex Files: Sexual Matrix Порно мастурбация. Фут хед. Трахнул в анал. Jesse jane porn. Сперма на груди. Подборка минетов. Волосаті піськи. Толстые ляжки порно. Секс по веб. Порно видео HD за сегодня. * * *– Что ты собираешься делать? – спросила Оленьку Жанна за завтраком The Spaniards are fucking again and that can only mean one thing….you get to watch hot action as beautiful bitches… Многие зрители любят видео для взрослых вовсе не за красивые формы актрис и качественную съёмку. Гораздо более завораживающим моментом является предшествующие половому акту действия. Порно с интересным сюжетом выстраивает полноценную картину происходящего. Для пополнения коллекции домашнего порно, парень решил устроить съемки секса скрытой камерой, которую установил у себя в спальне. Девушка даже не знала, что стала звездой эротического сюжета Porn Plus Предложил русской девушке подвести ее и сразу дал понять, что хочет секса! https://shibariclublatinoamerica.com/comunidad/profile/darcikish268089/ Оба лежат на боку, женщина спиной к мужчине. В такой позиции особенно хорош медленный секс. Подростком я особенно не задумывался о размере своего пениса. Конечно, я слышал о том, как мужчины в душевой качалки меряются, у кого больше, но я не фанат фитнеса, так что это меня миновало. Правда, несколько раз я специально ходил в спортзал, чтобы украдкой взглянуть, как там у других парней. Но увидеть их возбужденные пенисы возможности не было, и мне это ничего не дало. Трансик хвалится большим членом, садится на самотык и сосет хуй Красота . Мода . Звезды Даже с учётом того, что влагалищный канал немного удлиняется How Deep Is a Vagina? And 10 Other Things You Should Know / Healthline при возбуждении, член размером более 17 см может сделать секс болезненным для партнёрши. красивая брюнетка и большой черный член. Жесткий русский секс, домашнее порно, большой член в попку, трахает в попу, трах ебля порево, порнуха, порнушка, минет с заглотом, молоденькая девушка сосет хуй, отсос. Как вовремя! — Юрий! Ты что тут делаешь? — спросил Колодников, пожимая руку лейтенанту и отводя его в сторону

Leave a comment