O ano de 2013

2013:

 

 

Voce quer conhecer a Polonia? Veja a programaçao da excursao:  

A Província religiosa dos Padres da Sociedade de Cristo, em parceria com as autoridades da Polônia, está oferecendo uma oportunidade de aprimoramento cultural, para descendentes de poloneses, interessados em conhecer e aprofundar as suas raízes culturais.

Programação:

02/08/2014 saida de Curitiba

03 e 04/08/2014 passeio por Varsóvia

05 a 14/08/2014 passeio por Kielce, Czestochowa, santuarium N. Sra do Monte Claro, Cracóvia, santuarium mundial da Misericórdia Divina, Baltów, Swiety Krzyz, Checiny Kałków, e muito mais

15 a17/08/2014 passeio por Roma com principais pontos turísticos como basílicas, catacumbas de são Calisto, jardins e museus do Vaticano, capela Sistina, e outros

18/08/2014 Volta para Brasil

Temos guia em idioma português

tudo incluido, o número de vagas é limitado

Mais informações com Pe. Casimiro

F: 41 98140119 ou kazimierz.dlugosz@gmail.com

 

Dezembro:

  1. Informamos aos Caros Amigos sobre a publicação da revista “POLONICUS” editada pela Missão Católica Polonesa no Brasil. Vocês podem ler em baixo um fragmento do Editorial desta revista. Para ter acesso a este novo número do mencionado  periódico, clique aqui! Desejamos que Você tenha uma boa leitura!

 

“Na abertura do número duplo da nossa revista publicado neste ano, gostaria de pedir muitas desculpas aos nossos caros leitores porque, infelizmente, de acordo com as nossas premissas redacionais, não nos foi possível publicar dois números. A razão disso não é a falta de materiais para publicação, mas única e exclusivamente a falta de um suporte financeiro. No início deste ano contamos muito com o apoio financeiro de uma das organizações não governamentais na Polônia que tem entre os seus objetivos também a ajuda a iniciativas editoriais da comunidade polônica. Infelizmente, apesar de termos enviado o projeto editorial no ano passado, não recebemos nenhuma resposta. Este número duplo de Polonicus é publicado graças à compreensão e ao apoio financeiro concreto que foi concedido à nossa revista pelo Pe. Ryszard Głowacki SChr ─Superior Geral da Sociedade de Cristo. Nesta ocasião, em nome dos nossos leitores, bem como em meu próprio, expresso um agradecimento muito cordial ao meu Superior religioso da Polônia por ter saído ao encontro das nossas necessidades e enviado a importância necessária para cobrir os custos da edição deste número da revista.

A presente edição da revista é dedicada ao Pe. Benedito Grzymkowski SChr, que faleceu no dia 13 de fevereiro deste ano. Essa nossa dedicatória é uma expressão da gratidão da equipe redacional pelo apoio moral e espiritual que ele nos tem concedido no nosso trabalho editorial polônico. O desvelo por ele demonstrado pelos valores religiosos, morais e culturais durante o seu ministério no Brasil merece a memória e a gratidão…”.

 

 

  1. Feliz NATAL para Voces Caros Amigos que visitam este portal de POLONICUS brasileiro! Que CRISTO SENHOR Lhes conceda a graca da sua PAZ!

 

 

  1. Morreu de manha Edward KONDERA, ex-combatente polonês que durante II Guerra Mundial lutou pela independência da Polônia.

Visitam o Brasil os deputados poloneses do Parlamento Europeu: Slawomir NITRAS (Szczecin) e Piotr BORYS (Lubin). Ao meio dia foi servido almoço na Sociedade Polono-Brasileira Marechal Józef Pilsudski em Curitiba. A representação da comunidade polônica foi convidada pelo Consul Geral Sr. Marek Makowski para esta refeição oferecida aos ilustres deputados poloneses.

 

  1. Já esta a disposição dos nossos Visitantes o boletim editado em polonês “Echo Polonii Brazylijskiej”. Este periódico é uma única edição em polonês no Brasil. Se quiser ler este periódico visite o portal: www.polska-misja.com.br

 

  1. Tomou posse no cargo de reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) o Prof. Dr. Waldemiro Gremski, que era até então o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução dessa instituição de ensino superior. O Prof. Gremski substitui o reitor Clemente Ivo Juliatto, que exerceu esse cargo por quatro mandatos consecutivos, de 1998 a 2013. Ele é uma das figuras mais notáveis entre os intelectuais polônicos no Brasil, e a motivação das nossas felicitações se intensifica pela razão de o seu nome figurar entre os membros do Conselho Consultivo da revista Polonicus.  O reitr da Missao Católica Polonesa no Brasil participa, entre os convidados, nesta solene posse do Prof. Dr. Waldemiro Gremski.  Veja algumas fotos desta posse clicando aqui!

 

 

  1. Durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Curitiba, o seu presidente, Paulo Salamuni, pronunciou palavras de agradecimento e de felicitações diante do reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, o Pe. Dr. Zdzislaw Malczewski SChr, pela publicação, em português, do livro Mensageiro de ideais, dedicado à vida e à atividade do Pe. Benedito Grzymkowski SChr. Após o discurso do presidente da Câmara Municipal, Tito Zeglin, o vereador polônico dessa Câmara, entregou ao homenageado Pe. Zdzislaw um diploma com o seguinte conteúdo: “Câmara Municipal de Curitiba. A Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, homenageia, consignando na ata de seus trabalhos, por requerimento do Vereador Tito Zeglin, Votos de Louvor ao lançamento do livro Mensageiro de ideais, organizado por Zdzislaw Malczewski SChr, sobre a vida do Padre Benedito Grzymkowski SChr. Palácio Rio Branco, em 22 de outubro de 2013. (Assinados): Vereador Paulo Salamuni, Presidente da Câmara Municipal de Curitiba ─Vereador Tito Zeglin, 1º Vice-Presidente”.

O documento acima já é a terceira distinção concedida pela Câmara Municipal de Curitiba ao redator da revista Polonicus. Em 2010 ele recebeu o Prêmio Papa João Paulo II e, em 2011, a Medalha de Honra Fernando Amaro, pelo conjunto da sua atividade literária.

 

  1. No Parque João Paulo II, em Curitiba, realiza-se a representação natalina denominada Jasełka. Durante o domingo todo, o parque esteve repleto de polônicos e brasileiros que participaram desse evento, que demonstra as tradições, a cultura e a religiosidade polonesa. Houve diversas apresentações de grupos folclóricos, além das guloseimas da cozinha polonesa. A coroação de tudo foi a bela apresentação natalina executada pelo Grupo Folclórico Polonês do Paraná ─Wisła, de Curitiba. O Pe. Zdzislaw Malczewski SChr ─reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil ─encerrou esse rico domingo cultural e religioso com uma alocução na qual agradeceu a todos pelo envolvimento na apresentação dessa nossa riqueza espiritual. Dirigiu palavras especiais de agradecimento ao Coral polônico João Paulo II, ao conjunto Wisła e à Sra. Danuta Lisicki de Abreu pelo devotamento e trabalho, que fazem do nosso parque polonês um foco especial da vitalidade, do colorido da música e da religiosidade polonesa. Concluiu a sua fala concedendo a todos a bênção e com os votos de uma boa vivência do Advento. Veja algumas fotos do Auto de Natal clicando aqui!

 

 

Novembro:

5-17. O Arcebispo Metropolitano de Gniezno Dom Józef KOWALCZYK – Primaz da Polonia visitava a comunidade polonica no Brasil. Teve encontros com os polonicos nas cidades de: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e do interior do Parana: Agua Branca, Rio Claro do Sul, Tomas Coelho (Araucaria), Murci (Sao Jose dos Pinhais). O Primaz da Polonia participou na comemoraçao de 60 anos da Missao Católica Polonesa no Brasil.

 

 

Outubro:

  1. Tadeusz Mazowiecki -chefe do primeiro Governo não comunista da República da Polônia, morre nessa segunda-feira, com 86 anos de idade. Descance em paz!

 

  1. Já está a disposição dos nossos Caros Leitores nosso periódico “Echo Polonii Brazylijskiej”  no. 25 em polonês! Se Você quiser ler, então clique aqui!

 

 

 

Setembro:

  1. Em Santana, distrito de município de Cruz Machado no estado do Paraná, foi inaugurada uma exposição, organizada pela Casa da Cultura Polônia Brasil, em conjunto com o Consulado Geral da Polônia em Curitiba. “Arte Polônica Brasileira” que inclui os trabalhos de Marcia Szeliga, Everly Giller, Schirlei Freder e Mari Ines Piekas, representa cultura polônica moderna, diferente da predominante rica cultura folclórica de Santana. O evento ocorreu no museu polonês da paróquia Santana, com apoio da Prefeitura de Cruz Machado, e contou com a presença do Prefeito Sr. Antonio Luiz Szajkowski, Presidente da Casa da Cultura Polônia Brasil, Schirlei Freder, as Artistas participantes da exposição, os vereadores, representantes da comunidade polonesa do Canadá, moradores de Santana e o Cônsul Geral da Polônia em Curitiba, Marek Makowski. Os visitantes poderiam apreciar os cumprimentos e canções de autoria do Zygmunt Gaias, artista folclórico de Santana. Exposição “Arte Polônica Brasileira” em Cruz Machado – Santana estará a disposiçao dos visitantes até 29 de novembro de 2013.

 

 

  1. Polonês nomeado ao Prêmio Jabuti 2013. O Prof. Henryk Siewierski está entre os finalistas do mais importante prêmio literário do Brasil, na categoria Tradução, pela obra “Ficção completa de Bruno Schulz”. Prêmio Jabutié o mais tradicional  premio literário do Brasil que já desde 1959 é oferecido aos grandes nomes do âmbito literário brasileiro. Neste ano, entre os finalista está Henryk Siewierski, professor titular de teoria literária da Universidade de Brasília e coordenador daCátedra Cyprian Norwid de Estudos Polonesesna mesma universidade. Ele foi indicado  pela tradução, feita diretamente do polonês, da obra “Ficção completa de Bruno Schulz”. O livro foi lançado em maio de 2012 pela Cosac Naify. Prof. Henryk Siewierski nasceu em Wrocław, na Polônia, formou-se em filologia polonesa pela Universidade Jaguellônica, em Cracóvia, onde também fez doutorado e foi professor. Vive no Brasil desde 1986. Publicou, entre outros, “História de literatura polonesa” (Editora UnB, 2000) e o livro de poesia “Outra língua” (Ateliê Editorial, 2007). Traduziu obras de vários autores poloneses e brasileiros, por exemplo, poemas de Czesław Miłosz – “Não mais” (Editora UnB, 2003). Foi agraciado pelo governo da Polônia com a Cruz Oficial da Ordem Polônia Restituta (2000), a Medalha “Bene Merito” (2012) e a Medalha Marechal Trompowsky, no Brasil (2003).

 

  1. No Consulado da Republica da Polonia realizou-se a primeira reuniao do Conselho Polonico. Este grupo composto por 10 representantes da comunidade polonica dos tres estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Parana foi organizado pelo Conslul Geral Marek Makowski. O encontro foi muito produtivo. Se Voce quiser ver algumas fotos deste encontro, entao clique aqui! As fotos foram cedidas gentilmente pela Sra Schirlei Mari Freder – presidente da Casa da Cultura Polonia – Brasil!

 

 

  1. O programa “Fantastico” da TV Globo emitiu uma reportagem sobre a pastoral rodoviaria no Brasil. Por mais de 30 anos os sacerdotes da Congergacao da Missao realizam este servico para asistir espiritualmente os motoristas dos caminhoes e funcionarios dos postos de gasolina. Voce pode assistir esta reportagem clikando no link em baixo:

— http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/09/fantastico-pega-carona-com-padres-caminhoneiros-nas-estradas-do-brasil.html

 

 

  1. Saiu mai uma edicao do periodico polonico do Brasil publicado em polones “Echo Polonii Brazylijskiej”. Veja esta nova edicao visitando o portal da Missao Catolica Polonesa no Brasil: www.polska-misja.com.br

 

  1. No âmbito do 107º Fórum do Comitê de Cultura da Paz, organizado pelo Palas Athena no auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP em 10.09.2013 aconteceu o seminário dedicado a Irena Sendler com o nome “Resistir à barbárie salvando vidas. A determinação heroica de Irena Sendler. Dentro deste ciclo estão acontecendo encontros e debates públicos dedicados a figuras específicas, graças às quais, sua vida e atividades se tornaram símbolos de luta e defesa dos direitos humanos e são base para os valores humanitários. Durante o seminário, foi palestrante o Cônego José Bizon, conferencista na Universidade Católica de Roma e São Paulo, representando a Arquidiocese em São Paulo e também o Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista e coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo católico Judaico da CNBB. Em seus discursos eles apresentaram a figura heroica da enfermeira Irena Sendler, que durante a ocupação alemã tirou do Gueto de Varsóvia mais de 2000 crianças judias, salvando-as dessa maneira da aniquilação. Durante o encontro, foi também apresentada a obra “Mãe das crianças do holocausto” da editora Palas Atenas, tradução para o idioma português da obra da jornalista Anna Mieszkowska. Participante de honra do seminário foi o Embaixador da República da Polônia no Brasil Andrzej Braiter, que discursou na abertura do encontro. Também esteve presente o Cônsul Geral da República da Polônia em São Paulo  Jacek Such. Entre o público presente não faltaram também representantes da Comunidade Polonesa Paulistana. O Fórum do Comitê de Cultura da Paz é organizado algumas vezes por ano e é um evento que chama a atenção da elite de cientistas e intelectuais de São Paulo, como um importante local de diálogo entre culturas e entre religiões, reunindo representantes de vários grupos étinicos e religiosos residentes nesta metrópole. O seminário sobre Irena Sendler teve um significado especial levando também em conta o prestígio dos palestrantes e a participação do Embaixador da República da Polônia, que com sua presença trouxe uma importância especial, como também a presença da Comunidade Polonesa e autoridades para a preservação da memória e heroísmo destes, que durante a ocupação arriscaram as próprias vidas para salvar outros da morte.

 

7-10. Realiza-se em São Paulo a nona Feira Internacional BEAUTY FAIR 2013. Nesta feira participam os representantes de produtores de cosméticos da Polônia para mostrar o potencial do setor polonês de cosméticos. O mercado de cosméticos da Polônia é um dos mais dinâmicos dos mercados europeus. Cosméticos produzidos na Polônia são exportados para mais de 130 países do mundo. Leia mais em: http://www.marcapolonesa.com/beautyfair.html

 

 

 

Agosto:

30 de agosto – 1 de setembro. Em Aguia Branca – ES realiza-se 13 ediçao da festa do imigrante poones. A TV Gazeta preparou um programa que foi emitido no sábado dia 30 de agosto. No programa religioso das festividades os fieís puderam rezar diante as reliquias do beato Papa Joao Paulo II. Se quiser, pode clicar no link para assistir a reportagem da TV Gazeta: http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/edicoes/v/exposicao-atrai-fieis-em-capela-polonesa-em-aguia-branca-no-es/2795545/ Haverá mais informaçao nos próximos dias. Aguarde…

 

  1. No Rio de Janeiro na igreja dos poloneses (Rua Marques de Abrantes 215 – Flamengo) a comunidade polonica celebrava a solenidade da sua Padroeira – Nossa Senhora do Monte Claro e 60 anos do uso da igreja de Nossa Senhora da Piedade como seu centro espiritual na Cidade Maravilhosa. A S. Missa concelebrada foi presidida pelo reitor da Missao Catolica Polonesa no Brasil que fez uma pregacao apropriada ao evento. Concelebrava o pe. Jan Sobieraj SChr – paroco dos poloneses no Rio de Janeiro. Caro Visitante, Voce pode ver algumas fotos deste evento visitando o portal da MCP no Brasil: www.polska-misja.com.br. Mas se Caro Visitante quisesse saber um pouco mais sobre esta solenidade entao visite nossa biblioteca virtual: www.polonicus.com.br/site/biblioteca_interna.php?cod=107.

 

15 – 17. Em Santos realizou-se V Encontro Nacional das Pastorais da Mobilidade Humana da CNBB. O Tema deste encontro foi: “Mobilidade Humana, grandes eventos e tráfico de pessoas”. A Missão Católica Polonesa era representada neste encontro pelo reitor – pe. Zdzislaw Malczewski SChr. Voce Caro Visitante pode ver algumas fotos deste encontro visitando o portal da MCP: www.polska-misja.com.br

 

  1. Na paróquia São João Batista em Curitiba foi celebrada S. Missa por ocasião do 6 mês de falecimento do pe. Benedito que atuava nesta comunidade de fé nos seus últimos 7 anos de vida. A Eucaristia foi presidida pelo reitor a Missão Católica Polonesa que fez uma reflexão apos a proclamação do Evangelho. O pe. Edward Maciejewski SChr, que esta atuando na comunidade paroquial, concelebrou a S. Missa.

 

  1. Exmo. Arcebispo Dom Moacyr Vitti recebeu do pe. Zdzislaw as  relíquias do beato João Paulo II que ele trouxe de Cracóvia e que eles ficarão na Catedral Basílica em Curitiba.

 

10-17. Em São Mateus do Sul (Paraná) realiza-se a festividade “Tradycje Polskie”. Este ano a comunidade homenagea o fundador e primeiro presidente, Francisco Augusto Caminski – jornada, compromisso e missão. Esta é a 22a ediçäo desta festa polönica.

 

  1. O pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil recebeu das mãos do Em. Card. Estanislau Dziwisz, na residência dos arcebispos de Cracóvia, as relíquias do beato João Paulo II. O pe. Zdzislaw recebeu um pedido do Dom Rafael Biernaski em nome do Dom Moacyr J. Vitti – Exmo. Arcebispo Metropolitano de Curitiba para conseguir as Relíquias do beato Papa João Paulo II que seriam colocadas numa capela na Catedral Basílica em Curitiba. Veja algumas fotos deste acontecimento clicando aqui!

 

 

Julho:

  1. Informamos que a Missão Católica Polonesa no Brasil tem novo portal. Você pode visita-lo mais seguidamente! Veja: www.polska-misja.com.br

 

  1. Como foi planejado na programação da Semana Missionária em Curitiba-PR, aconteceu no Bosque do Papa João Paulo II o “Dzień Polski”(“Dia Polonês”). Participaram neste evento jovens vindos da Polônia e de outros países, bem como jovens polono-brasileiros.Segundo o Padre Grzegorz Suchodolski, representante do escritório nacional “SDM” de Varsóvia, da Polônia estiveram 4 bispos e cerca de 475 jovens acompanhados por 16 padres e 7 leigos.

Programação do encontro com os jovens poloneses no Bosque João Paulo II:

15h00 – Terço da Divina Misericórdia;

15h15 – Momento para uma melhor aproximação de todos, com cantos e apresentação dos grupos presentes;

16h00 – Palavras de acolhida e mensagens para os jovens: Bispo Henryk Tomasik de Radom, Bispo Rafael Biernaski de Curitiba, Padre Alceu Zembruski SChr – representando a Missão católica no Brasil, lideranças polônicas;

16h30 – Apresentação do grupo folclórico “Wisła” de Curitiba;

17h00 – Concerto musical do grupo polonês de Siedlec: apresentando “Canções do Papa”;

17h40 – Preparação para Santa Missa;

18h00 – Santa Missa.

 

 

  1. Em Erechim faleceu Geraldo GÓRSKI – polönico atuante e professor de língua polonesa.

 

 

02-14. Realiza-se em Curitiba 52 Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. No primeiro dia apresentou-se o grupo “Wisla”. No dia 12 será a vez do outro grupo polönico de Curitiba “Junak”.

 

 

 

Junho:

  1. Em Curitiba faleceu Teresa URBAN (67 anos) jornalista, escritora e ativista ecológica. Mais informaçäo sobre esta ativa polönica Vocë encontra em nossa biblioteca virtual.

 

No mesmo dia em Gniezno, na Polönia, o pe. Zdzislaw Malczewski SChr – reitor da Missäo Católica Polonesa no Brasil encontrou-se com S.E. Arcebispo Józef KOWALCZYK – Primaz da Polönia. O principal objetivo desta visita foi acertar os detalhes da visita do Protetor Espiritual dos Poloneses Emigrados no Brasil no mës de novembro deste ano. O Primaz da Polönia participará nas comemoraçöes de 60 anos da atuaçäo da Missäo Católica Polonesa no Brasil e visitará algumas comunidades polönicas.

 

 

  1. Na sede da Sociedade Polônia m Porto Alegre realizar-se-á uma solenidade de instalação do Consulado Honorário da República da Polônia. O primeiro cônsul honorário foi nomeado Sr. Wilson Carlos RODYCZ.

 

 

  1. 18. Na Assembléia Legislativa do Paraná realizou-se uma sessäo solene em memória dos 93 anos do nascimento de Karol WOJTYLA, o Papa Joäo Paulo II. Esta sessäo aconteceu por proposiçäo do deputado Ney Leprevost.

 

 

  1. Sociedade polono-brasileira Tadeu Kosciuszko em Curitiba comemora 123 anos de sua fundação. Esta Sociedade é mais antigas entre as sociedades fundadas pelos imigrantes poloneses de toda a America Latina.

 

 

  1.  Em Curitiba foi publicado um livro “Mensageiro de ideais. Silhueta do Pe. Benedito Grzymkowski SChr”. Este livro é dedicado ao sacerdote polonês que era responsável pelo encontro do Papa João Paulo II com a comunidade polônica em Curitiba em 1980, visita do Cardeal José Glemp, Primaz da Polônia em 1984 e inúmeras visitas pastorais do arcebispo Szczepan Wesoly, delegado do Primaz da Polônia para a pastoral dos poloneses e seus descendentes no mundo. Para ler a introdução ao livro Você Caro Amigo deve clicar aqui! Veja tamb]em a capa do mencionado livro clicando aqui!

 

Maio:

  1. Por iniciativa do Consulado Geral da Polônia e o Consulado Honorário da Alemanha em Curitiba, dentro das celebrações da Semana da Europa, no estadio Trieste em Curitiba – Santa Felicidade, as equipes formadas por atletas amadores, descendentes poloneses e alemães, enfrentaram-se num jogo amistoso de futebol. O início se deu às 10:30, com hinos da Polônia e Alemanha, executados pelos corais dessas duas etnias. O jogo resultou em vitória do time polonês (6:2) e ocorreu em clima de festa e amizade. A torcida animada (em torno de 500 pessoas) pude degustar as delícias de cozinha polonesa (Pierogi do Miro).

 

 

  1. Informamos nossos Caros Amigos que já está a disposição nova edição do periódico em polonês “Echo Polonii Brazylijskiej” em pdf. Esta revista pode ser acessada se Você clicar aqui!

 

2.Nesta data, às 19 horas, no Museu Paranaense − em comemoração da Data Nacional da República da Polônia, por sua primeira Constituição, promulgada em 3 de maio de 1791 − o Cônsul-Geral, Exmo. Sr. Marek Makowski e Senhora promoveram um encontro para a abertura da exposição “Um intrépido polonês em céu brasileiro: o feito extraordinário do aviador Stanisław Skarżyński (1933)”. A exposição foi uma realização do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e da Casa de Cultura Polônia Brasil e contou com o apoio da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko, do Museu Paranaense, da Secretaria da Cultura do Paraná e de Nexo Design.

 

 

Abril:

  1. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil – pe. Zdzislaw Malczewski SChr – concedeu a entrevista  ao Julio Cesar Glodzienski. O texto desta entrevista foi publicado na revista da Pontifícia Universidade Católica-PR “Vida universitária”, no. 222, abril-maio de 2013, pag.6-7 sobre a eleição do primeiro papa latino-americano – o Papa Francisco. Se Você quer ler o texto então, clique aqui!

 

Fevereiro:

  1. Foi realizado solenemente o sepultamento do corpo do falecido Pe. Benedito Grzymkowksi SChr. Você, Caro Visitante deste portal, pode ler uma reportagem deste o enterro do saudos pe. Benedito, clicando aqui!

 

  1. Faleceu hoje, na parte da tarde, o pe. Benedykt Grzymkowski SChr que conduzia a Missão Católica Polonesa no Brasil de 1977 ate 2009. Nos últimos sete anos ajudava na Paróquia São João Batista, bairro Tingui, em Curitiba e ao mesmo tempo era chanceler da Missão Católica Polonesa no Brasil. Dia 18 de fevereiro (segunda-feira) o corpo do falecido pe. Benedykt será trazido para a igreja São João Batista e às 20,oo celebaremos a SAnta Missa de corpo presente. Logo após realizaremos a vigília até às 23 h. O sepultamento do corpo do falecido missionário polonês nestes 46 anos no Brasil será aos 19 de fevereiro no cemitério em Bateias. Antes às 9 h será celebrada a S. Missa de corpo presente na igreja paroquial de São João Batista, no bairro Tingui em Curitiba! RIP! Leia mais, clicando aqui!

 

  1. A representante de Ijuí – RS no Garota Verão 2013 foi escolhida neste dia. A candidata vencedora foi Kaoanne Wolf Krawczak. A Garota Verão de Ijuí participará da eliminatória regional, que acontece em Cruz Alta, na sexta-feira, 15 de fevereiro, às 22h na Praça Central. Duas candidatas serão classificadas para a final no dia 23 de fevereiro, em Capão da Canoa. A vencedora do concurso receberá como prêmio um contrato com uma agência de modelos de São Paulo.

 

  1. Neste dia lembramos a criação da Missão Católica Polonesa no Brasil. Por razão das férias, realização da Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, decidimos adiar a comemoração deste jubileu para mais tarde neste ano.

 

Janeiro:

  1. No Espaço Cultural do Edifício Sede do Conselho Federal dos Advogados do Brasil, foi aberta – na presença da Presidente do Brasil Dilma Rousseff – ao público a exposição “Reformador do Mundo” dedicada à vida e obra do grande homem, herói do povo polonês e judeu, médico, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos da criança, Janusz KORCZAK. A mostra é fruto da colaboração da Embaixada da República da Polônia e a Embaixada de Israel com o apoio da Confederação Istraelita do Brasil (Conib).

 

  1. Faleceu em Varsóvia, na capital polonesa, Cardeal Józef GLEMP, Primaz da Polônia Senior. Nos anos 1981-2009 realizava a missão de primaz da Polônia e ao mesmo tempo Protetor Espiritual da Comunidade Polônica. Nos anos 1981-2004 era presidente da Conferência Episcopal Polonesa. Durante sua atividade pastoral manifestava sua comunhão com os poloneses e polônicos radicados em tantos paises do mundo. No mês de fevereiro de 1984 visitava as comunidades polônicas no Brasil. Viveu 83 anos. A comunidade polônica no Brasil une-se em oração com a Igreja e Nação Polonesa agradecendo a Deus pela vida e ministério do Cardeal Józef Glemp.

 

  1. Neste dia comemora-se Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Assimo como cada ano, também neste, o Papa Bento XVI publicou uma mensagem especial para 99. Dia Mundial do Migrante e Refugiado. Você Querido Amigo pode ler esta mensagem do Papa clicando aqui!

 

  1. Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba orgenizou o recital de piano na Capela Santa Maria no centro da cidade. Neste recital apresentou-se MAGDALENA LISAK, pianista polonesa, ganhadora de vários prêmios nos concursos nacionais e internacionais, inclusive no 13º Concurso Internacional de Piano F. Chopin em Varsóvia, que estava participando da 31ª Oficina de Música em Curitiba. A pianista apresentou as obras de Chopin, Szymanowski e Debussy.

 

  1. Na arquidiocece de Katowice i na Igreja da Polonia foi inaugurado Ano de Augusto Hlond. Ele foi o primeiro bispo da Silésia. Exatamente 3 de janeiro de 1926 recebeu a ordenação episcopal. Quando mais tarde foi arcebispo de Gniezno e Varsóvia, e ao mesmo tempo o Primaz da Polônia manifestava muito zelo pastoral pelos imigrantes poloneses. Nos anos de 1929 e 1930 o card. A. Hlond enviava especialmente para o Brasil o pe. Ignacy Posadzy para ele reconhecer “in loco” as necessidades espirituais dos imigrantes poloneses residentes neste pais. Em 1934 card. A. Hlond viajando para o Congresso Internacional Eucarístico em Buenos Aures, na Argentina, fez parada no Brasil. Encontrou-se com seus patrícios na cidade – então capital do país –  do Rio de Janeiro. Você quer saber mais sobre o card. Auguso Hlond, então – por favor – clique aqui!
Leave a comment