O ano de 2015

 

 

Dezembro:

  1. AExposição sobre a vida e a obra do poeta paranaense PAULO LEMINSKI: entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016 na sala Múltiplos Usos sita no 2º andar do Memorial do RS (Av. 7 de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Porto Alegre):

17 de dezembro – 19 horas – Abertura com coquetel

20 de janeiro – 19 horas – Sarau poético

18 de dezembro a 9 de fevereiro de 2016 – Exposição

 

  1. Já está a disposição dos nossos Leitores o periódico bilingue da Capelania Polonesa em Porto Alegre! Se Você deseja ler este informativo, então clique aqui!

 

 

Outubro:

  1. Na Polônia realizam-se eleiçoes parlamentares. No Brasil os poloneses participaram neste ato da cidadania, votando na Embaixada da Polônia em Brasília e no Consulado Geral em Curitiba.

 

 

23-25. Em Curitiba “Braspol” organiza V edição da vitrine literaria polônica.

 

 

 

Setembro:

  1. Às 20h, aconteceu o Sarau Poético “Polaco Loco Paca”no Barsóvia, anexo à Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba. Foi a oportunidades para ver fotos, objetos pessoais e de sentir de perto toda essa atmosfera poética que envolve a vida e a obra de Paulo Leminski.

 

 

  1. Realizou-se a visita guiada à exposição “Meu coração de polaco voltou”com Aurea e Estrela Leminski. A atividade aconteceu das 12h às 13h e as curadoras da exposição realizaram uma visita guiada onde foi possível conhecer detalhes sobre a história da família e a influência da cultura polonesa na obra de Paulo Leminski. A exposição traz um recorte inédito sobre a ancestralidade de um dos mais ilustres e queridos filhos de Curitiba e foi apresentada aos presentes por quem conhece como ninguém o homem, o escritor, o ícone, estamos falando de Aurea e Estrela Leminski, filhas do poeta. O evento realizou-se na Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba.

 

Agosto:

  1. Este dia é um dia histórico para a Capelania Polonesa em Porto Alegre. Na parte da tarde o pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil com a delegação da comunidade polonesa da Capital Gaúcha foram recebidos na Cúria Arquidiocesana pelo Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano. Durante um colóquio com Pastor da Igreja Particular de Porto Alegre, onde sentimos que reinava entre nos um clima de fraternidade e compreensão. Dom Jaime manifestou uma solicitude pastoral e atendeu o pedido da comunidade católica polonesa! O tempo de 5 anos da Capelania Polonesa sem a presença permanente do sacerdote polones esta chegando ao fim. Dom Jaime – com a data de 18 de agosto de 2015 – já fez a nomeação do novo capelão dos poloneses da Arquidiocese de Porto Alegre! DEUS seja louvado por esta manifestação pastoral e paterna de Dom Jaime para com os católicos poloneses presentes, atuantes e mui ativos na Capital Gaúcha há mais de um século! Que a Padroeira da Capelania Polonesa Nossa Senhora do Monte Claro aceite nossos agradecimentos por esta solução espiritual tão aguardada pela comunidade polono-brasileira em Porto Alegre! Ave, Maria!

 

  1. O pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil celebra uma S. Missa solene na Igreja Polonesa em Porto Alegre em honra da Padroeira da Capelania Polonesa N. Sra. do Monte Claro. A reliquia do São João Paulo II estava também para veneração e oração dos polono-brasileiros.

No final da celebração os presentes receberam nova revista editada pela Missão Católica Poolnoesa no Brasil dirigida à comunidade polonesa em Porto Alegre “Voz de Monte Claro”. E um periodico editado em português e polonês. Você, pode ler este periodico clicando aqui! Assim vai conhecer a história do Quadro de N. Sra. do Monte Claro, as tradições polonesas natalinas, como também sobre a peregrinação da  reliquia do São João Paulo II.

 

20-22. Em Brasília realiza-se VI Encontro Nacional das Pastorais da Mobilidade Humana.

 

  1. Com grande satisfação informo que já está a disposição dos Amigos brasileiros e polônicos o 36 número do único periódico editado em polonesa em todo o território brasileiro: “Echo Polonii Brazylijskiej”. Se alguém conhece um pouco da nossa língua, então convido para ler e saber sobre os acontecimentos em nossa comunidade polono-brasileira. Veja neste endereço: http://www.polska-misja.com.br/arquivos/pdf-pl-2015-08-12%2021-33-02.pdf

 

 

 

Julho:

  1. Recebemos na nossa comunidade polonesa em Curitiba a visita de dois europarlamentares poloneses: Ryszard Antoni LEGUTKO, Tomasz Piotr POREBA e Gabriel Marek BESZLEJ (ex-Embaixador da República da Polônia no México). Programação: às 9 h – Missa em polonês na Igreja Santo Estanislau (R. Emiliano Perneta, 465), às 12 h  – Almoço na sede da Sociedade Józef Piłsudski (R. Clotário Portugal, 68).

 

 

5-6. Em Curitiba realizam-se as festividades em comemoração do jubileu de 35 anos da visita apostólica do Santo Padre João Paulo II. Mais informações sobre esta festa Você poderá ler no próximo numero do nosso periodico “Polonicus”. Tanto na sua edição virtual como no papel.

 

 

1-15. Em Curitiba, no teatro “Guaira” realiza-se 54 edição do Festival de Folclore e Etnias do Paraná. Neste evento cultural a presença polônica tornou-se destaque. Participam neste evento os melhores conjuntos folclóricos polônicos no estado do Paraná: JUNAK (apresentação aos 3 de julho) i WISLA (apresentação aos 10 de julho).

 

 

Junho:

18-20. Na Universidade Jagiellônica em Cracóvia será realizada uma conferência internacional “Para amanhã melhor do ensino da língua polonesa no mundo”. Nesta conferência estarão vários intelectuais do Brasil. Entre eles: prof. dra. Regina Przybycien da UFPR, prof. dr. Henryk Siewierski da UnB. Participará também o pe. dr. Zdzislaw Malczewski SChr – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil e fará uma apresentação da sua comunicação.

 

 

  1. Faleceu o Pe. Paulo Iubel, dinâmico polônico, pároco da Paróquia Imaculada Conceição do bairro Guabirotuba em Curitiba. Pe. Paulo faleceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, aos 78 anos. O corpo foi velado na Paróquia Imaculada Conceição. Foi celebrada S. Missa de Corpo Presente às 18h presidida por Dom José Mário Angonese. Às 20 h celebrou-se mais uma S.  Missa de corpo presente na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Campo Largo. Dia 17 de junho, às 9h Dom Pedro Fedalto presidiu a celebração da S. Missa, concelebrada por Dom Rafael Biernaski, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde o corpo do falecido sacerdote foi sepultado.

 

 

14-15. Foram realizadas festividades alusivas aos 125 anos da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kościuszko, em na sede desta associação polonesa mais antiga na America Latina, sita à Rua Ébano Pereira, 502 – Curitiba. Os encontros comemorativos – merece destaqui – a programação: dia 14/06/2015 – 09h – Missa Solene com a participação do Coral João Paulo II, 10h – Descerramento de placa comemorativa e lançamento do selo, 10h30 –  Brunch. Dia 15/06/2015 – 19h30 – Jantar festivo (por adesão).

 

 

12-13. Na Universidade de Cardeal Stefan Wyszynski (UKSW) em Varsóvia, Polonia realizou-se uma conferência científica internacional. o Tema deste encontro: “Os líderes poloneses e a missão na preservação de identidade nacional da imigração polonesa”. Pe. dr. Zdzislaw Malczewski SChr – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participou nesta conferência e apresentou a sua exposição: “É possível falar sobre a liderança na comunidad epolônica Brasileira? Uma introdução para esta problematica”.

 

 

  1. Informamos Caros Leitores que já está a disposição novo numero do periodico “Echo Polonii Brazylijskiej. Esta é  uma única revista publicada no Brasil em polonês. Se Você conhece um pouco a língua polonesa poderá ler este nosso periodico clicando aqui! Desejamos uma boa leitura!

 

 

 

Maio:

  1. Segundo turno da eleição presidencial na Polônia. Os poloneses residentes no Brasil, como em outros países da America Latina e do Norte, votam um dia antes. Tanto aqui no Brasil, como na Polonia Sr. Andrzej DUDA foi eleito presidente da Repúbublica da Polônia.

 

 

  1. Realizam-se eleições presidenciais na Polonia. No Brasil os cidadões poloneses votam dia 9 de maio em Embaixada em Brasília e no Consulado Geral da Polônia e Curitiba. Primeiro lugar recebeu Sr. Andrzej DUDA.

 

 

 

Abril:

  1. Levo ao conhecimento dos nossos Amigos que já esta no portal da Missão Católica Polonesa no Brasil o novo númerio do periódico “Echo Polonii Brazylijskiej”  editado em polonês. Se Você conhece um pouco esta língua e quer ler esta revista então clique aquie tenha uma boa leitura!

 

 

  1. Bosque do Papa Joao Paulo II e museu polones ao ar livre no centro de Curitiba. Mais de 30 anos, em Sabado Santo realizamos no bosque do papa a tradicional benção de alimentos para a mesa pascal. Esta benção e cultivada la na Polonia, como também la onde vivem imigrantes poloneses e seus descendentes. Antes da celebração o povo pode comprar os produtos da culinária polonesa para serem abençoados. Havia apresentação dos grupos folclóricos de: Bolivia, Espanha, Portugal e Polonia “Willa”. Apresento algumas fotos do grupo Wisla, que com tanta beleza e arte apresenta as danças do folclore polones. Minha gratidao e admiracao para com estes jovens dancarinos que mostravam a beleza de suas etnias. Neste portal coloquei algumas fotos para aproximar para Voces os momentos da benção dos alimentos realizada pelo reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil. Cada ano acompanha esta tradição coral Joao Paulo II. Pediria que Voces percebessem a grandeza das cestas com os alimentos. A menor cestinha trouxa a Senhora Consul Dorota Ortynska. Esta cestinha foi ornamentada conforme os costumes preservados na Polonia. A Senhora Consul aparece numa foto vestindo um vestido de cor vermelha.  Nestas ocasiões a gente percebe no bosque do Papa Sao Joao Paulo II algo que chama atenção: ha tantas etnias, cultuas, tradições, cores de pele e todos vivem numa bela harmonia e comunidade!

 

 

Março:

  1. Já esta a disposição dos Amigos último número da revista reflexão Brasil-Polônia POLONICUS, Versão eletrônica. Se Você quisesse ler, então clique aqui! e boa leitura!

 

 

20.03. O Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba Sr. Marek Makowski ofereceu um Vinho de Honra aos integrantes da Comitiva das Universidades Polonesas, participantes do Salão do Estudante 2015 na sede da Casa da Cultura Polônia Brasil e Sociedade Tadeusz Kościuszko.Instituições participantes: Ministério da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia, Universidade de Varsóvia, Universidade da Silésia, Universidade de Economia Poznań, Universidade Agrícola Hugo Kołłątaj de Cracóvia, Universidade Politécnica de Poznań, Universidade de Medicina de Varsóvia, Universidade de Medicina de Gdańsk, Academia de Finanças e Negócios Vístula – Cracóvia, Conferencia de Reitores Academicos – KRASP,Fundação de Desenvolvimento do Sistema de Educação – Agencia Nacional Programa Erasmus. Representantes: Tomasz Kollat: Ministério da Ciência e Ensino Superior da República da Polônia – Departamento de Cooperação Internacional, Agata Kulesza: Conferencia de Reitores Academicos – Diretora, Drª. Joanna Gocłowska-Bolek: Universidade de Varsóvia, Aleksandra Kania: Universidade de Economia de Poznań – Diretora, Agata Rudzińska: Universidade da Silésia / Escola de Língua e Cultura Polonesa, Joanna Laskowska: Universidade da Silésia – Diretora do Departamento  de Recrutamento Internacional, Dominika Dankiewicz: Universidade Agrícola Hugo Kołłątaj de Cracóvia – Vice-Reitora de Relações Internacionais, Natalia Kopczyńska: Universidade Agrícola Hugo Kołłątaj de Cracóvia, Emilia Wojtczak: Universidade Politécnica de Poznań, Profª. Bożena Werner: Universidade de Medicina de Varsóvia – Pró Decana – Departamento de Língua Inglesa, Dra. Beata Kucińska: Universidade de Medicina de Varsóvia – Secretária da Comissão de Recrutamento do Departamento de Língua Inglesa, Wiktoria Herun: Academia de Finanças e Negócios Vístula – Cracóvia / Chancelaria, Jan Nicał: Desenvolvimento do Sistema de Educação – Agencia Nacional Programa Erasmus – Vice-Diretor, Malwina  Górecka: Desenvolvimento do Sistema de Educação – Agencia Nacional Programa Erasmus – Especialista do Grupo de Promoção e Informação. Os representantes da comunidade polonesa de Curitiba participaram neste encontro com os respresentantes das universidades polonesas.

 

 

Fevereiro:

  1. Papa Francisco nomeou o Revmº. Frei Janusz Marian Danecki, OFMConv como Bispo Auxiliar de Campo Grande – MS. O novo bispo é natural de Sochaczew, Polônia, Frei Marian pertence à Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv). Foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1977, em Sochaczew. Em 14 de abril de abril de 1985, foi enviado à Missão de São Maximiliano Maria Kolbe no Brasil.

 

 

  1. Casa da Cultura Polônia Brasil em Curitiba retoma as atividades com a exposição de obras de Emilia Piaskowski. A exposição foi inaugurada neste dia e permanece aberta ao público (entrada franca!) até o dia 10 de abril na Sala do Artista Popular (Saldanha Marinho, s/n, anexo à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – Centro – Curitiba – PR).

“Dentre a enorme variedade e grande riqueza da arte popular polonesa, o WYCINANKI (recortes em papel) ocupa lugar de destaque como arte decorativa, fruto de exuberante e livre manifestação do temperamento artístico do povo polonês. A artista Emília Piaskowski representa de modo legítimo a arte popular polonesa, por meio de suas criações de wycinanki, fazendo com que esta expressão artística e cultural possa ser mantida em meio a comunidade polono-brasileira”– explica Schirlei Freder, a Diretora da Casa da Cultura Polônia Brasil.

O evento conta com a  parceria de Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Sala do Artista Popular e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, com o apoio da Sociedade Polono-Brasileira Tadeusz Kosciuszko, BRASPOL e Sociedade Polono-Brasileira Marechal Piłsudski de Curitiba.

 

  1. Na paróquia  São Judas Tadeu em Brasília foi celebrada a  Santa Missa em ação de graças pelos 80 anos de vida do Monsenhor Ceslau Rostkowski. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira. Após a solene Eucaristia, S. E. Embaixador da República da Polônia Sr. Andrzej Braiter dirigiu palavras de afeto e gratidão ao aniversariante, enfatizando o significado da presença dos sacerdotes poloneses para as relações polono-brasileiras. A esposa do Sr. Embaixador Sra. Katarzyna fez se presente também nesta solenidade. A segunda parte da comemoração ocorreu no salão paroquial, onde foi servido um jantar. A solenidade do aniversário do Monsenhor Ceslau reuniu vários convidados ilustres, amigos e paroquianos de longa data.

 

Janeiro:

  1. BRASPOL comemora 25 anos da sua atuação no meio da sociedade polônica brasileira. Ás 9 h o pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil preside a celebração da solene Eucaristia na igreja de Santo Estanuslau, Bispo e Mártir , no centro de Curitiba. Concelebraram os padres da Congregação do Verbo Divino: pe. Mário – pároco e pe. Edward – vigário paroquial. Entre os polônicos participantes da Santa Missa havia uma delegação oficial da Polônia junto com Embaixador da República da Polônia no Brasil  S. E. Sr. Andrzej Braiter.

 

 

  1. O pe. Zdzislaw –  reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil junto com mons. Tomasz Grys – conselhieiro da Nunciatura Apostólica no Brasil e prof. Henryk Siewierski – professor titular da Univerrsidade de Brasília – DF visitam a Fazenda Polônia – GO. Os trës poloneses visitaram várias famílias – descendentes do general polonês Antoni Dolega-CZERWINSKI que recebera naquela região as terras do imperador Dom Pedro II. Ás 15 h o pe. Zdzislaw celebrava a Santa Missa para comunidade polônica na capela de Nosssa Senhora de Fátima na região de Monte Claro que faz parte da Fazenda Polônia.

 

 

  1. Em Águas Lindas – GO os freis franciscanos conventuais poloneses celebram 40 anos de atividade apostólica no Brasil.
Leave a comment