Dezembro:

  1. A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher a solicitação do cardeal dom Orani João Tempesta, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeando bispo titular de “Aulona” e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro o padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk (Tiago), atualmente presbítero na paróquia São Pedro do Mar (RJ). Padre Tiago é natural de Gdów, na Polônia. O presbítero tem 50 anos. Ingressou no seminário maior da arquidiocese de Cracóvia em 1988 e fez mestrado na Pontifícia Academia de Teologia, também na Cracóvia. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de maio de 1994, trabalhou como vigário paroquial nas paróquias São Pedro e São Paulo, em Bolechowice, e da Exaltação da Santa Cruz, na Cracóvia. Em 2000, como padre missionário diocesano “Fidei Donum”, mudou para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Trabalhou como pároco na paróquia São Judas Tadeu, em Bangu. Atualmente é pároco da paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes, e integra o Conselho dos Presbíteros.

Novembro:

22-23. Braspol Nacional realiza em Florianópolis-SC VII vitrine literária polônica do Brasil. o reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participa neste evente apresentando a exposição “A liungua polonesa no Brasil. História e atualidader”.

 

 

  1. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil benzeu nova sede do Consulado Honorário da República da Polonia no RS. A sede fica no bloco de escritorios em frente da Igreja Polonesa na Av. Pres. F. Roosevelt em Porto Alegre.

 

 

Outubro:

  1. Primeiro Encontro Internacional de Estudos Poloneses: 10 anos do curso de Letras-Polonês: Experiências e Desafios.O evento aconteceu na UFPR, campus Reitoria, em Curitiba-PR, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2019.

 

 

  1. O novo número (19) do periodico “Polonicus” editado pela Missão Católica Poloniesa no Brasil já está a disposição em versão eletrónica. Se alguém deseja ler esta revista, por favor, clique aqui!

 

 

  1. A polonesa Olga Tokarczuk, 57 anos, é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura 2018Olga Tokarczuk, a quarta das cinco mulheres que lideraram as apostas para o Prêmio Nobele a 15.ª a ser premiada pela Academia Sueca desde a criação do Nobel de Literatura, em 1901, nasceu em 1962, estreou na literatura em 1993 e ganhou Booker International em 2018 com Flight. Dela, o leitor brasileiro ainda encontra Os Vagantes, publicado em 2014 pela Tinta Negra e justamente o livro vencedor do Booker. No mês que vem, a Todavia lança Drive Your Plow Over the Bones of the Dead, mais recente romance de Olga Tokarczuk.
  2. Confêrencia Episcopal Polonesa nomeou para os próximos 5 anos o pe. Zdzislaw Malczewski SChr como reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil.

 

 

Setembro:

  1. A comunidade polônica em Porto Alegre comemora 85 anos da Igreja Polonesa dedicada à N. Sra. de Monte Claro. Foi celebrada a S. Missa solene presidida pelo bispo Aparecido Donisete. Veio para esta festa de Curitiba o pe. Kazimierz Dlugosz SChr – prowincial da Soiciedade de Cristo. Há 4 anos esta congregação assumiu a Capelania polonesa na Capital Gaucha.

 

 

  1. Na catedral em Florianópolis, na capital do estado de Santa Catarina, foi celebrada uma Santa Missa em ação de graças pelos 150 anos da imigração polonesa naquele estado da Federação Brasileira (Brusque). O pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil presidiu a celebração e proferiu uma homilia.

 

 

  1. Foi editado no. 18 da revista “Polonicus”. Periodico está também em edição eletrônica. Se tiver interesse de conhecer o conteudo da revista então clique aqui!

 

 

  1. No Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro foi inaugurada a exposição “Luta e Sofrimento”. A exposição permanece aberta ao público durante todo o mês de setembro.

 

 

 

Agosto:

  1. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil deu uma entrevista via telefone para Radio Poznan sobre as comemorações de 150 anos da chegada dos primeiros emigrantes poloneses de Siolkowice, da Silésia Baixa, para Brusque-SC.

 

 

24-25. Na cidade de Brusque-SC realiza-se a comemoração por ocasião de 150 anos da chegada dos primeiros poloneses para quela região.

 

 

  1. Foi publicada nova edição do informativo da Capelania Polonesa em Porto Alegre “Voz de Monte Claro”. Também está a disposição dos interessados a versão eletrônica. Se tiver interesse de fazer a leitura deste periódico basta clicar aqui!

 

 

18-25. Nas comunidades polônicas, em várias regiões sulinas no Brasil, realizava-se as celebrações alusivas à solenidade de Nossa Senhora de Mnte Claro (Czestochowa) e comemorações de 150 anos da chegada dos emigrantes poloneses ao Brasil. Uma comemoração em destaque foi na cidade de Brusque-SC onde na segunda metade de agosto de 1869 chegou primeiro grupo de emigrantes de Siolkowice Opolskie (Baixa Silésia).

 

 

Julho:

3-7. Realiza-se em Curitiba Congresso de Jovens Polônicos da América do Sul. A ONG da Polônia chamada Stowarzyszenie “Wspólnota Polska”, tendo apóio do Senado da Republica da Polônia, apresentou esta iniciativa para os jovens de origem polonesa. Para grande surpresa participaram neste Congresso mais de 150 jovens do Brasil, Argentina, Chile e Peru, que ouviram palestras, propostas culturais que o país de origem oferece, mas também apresentavam suas atividades que realizam para preservar tradições, costumes que seus antepassados trouxeram consigo para o Brasil. Este foi um evento muito valioso para os nossos jovens. Este acontecimento foi encerrado com a celebração da S. Missa na igreja polonesa de Santo Estanislau, Bispo e Mártir. A S. Missa foi presidida pelo pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, que fez também uma reflexão sobre os valores e contribuição dos imigrantes e descentes poloneses. Concelebrava o pe. José Wojnar SChr., que no ano passado comemorava 60 anos da vida sacerdotal. O coral São João Paulo cantava os cânticos em polonês.

 

 

Junho: 

  1. O Parlamento da Polônia tomou a decisão que o ano 2020 será dedicado ao Papa polonês São João Paulo II. Comemoraremos centenário do nascimento de Karol Wojtyła, “nosso grande compatriota que tem merecimento na luta pela libertação da Polônia do jugo do comunismo”- diz a resolução. A favor desta decisão havia 417 deputados, contra 4 deputados, ninguém fez abstenção.

 

 

 

Abril:

  1. Realiza-se no Senado da Repúbblica da Polônia em Varsóvia VI reunião do Conselho Polônico Consultivo junto ao presidente do Senado Sr. Stanislaw Karczewski. O reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participou neste encontro, como um dos membros deste Conselho.

 

 

  1. Por ocasião de 150 anos da chegada dos emigrantes poloneses ao sul do Brasil, no Senado da Polônia realizou-se uma conferência dedicada à história dos polonesês no Brasil. Pe. Zdzislaw apresentou sua exposição sob o titulo “A pastoral polonesa no Brasil. A história e atualidade”.

 

 

 

Março:

  1. O convite da Universidade Politécnica de Łódź para um workshop de formação de futuros “embaixadores” dessa instituição que poderão auxiliar na divulgação da universidade em seus países.

Período: 8 a 21 de julho de 2019. Toda e qualquer informação adicional poderá ser encontrada no site:  www.studycamp.p.lodz.pl ou diretamente pelo e-mail: studycamp@info.p.lodz.pl

Ressaltamos que uma das exigências, além da descendência polonesa, é o conhecimento do idioma inglês – nível B1. Universidade paga a passagem para os candidatos.

 

 

Fevereiro:

  1. Nomeado novo Cônsul Honorario da República da Polônia Sergio Schesinski fez visita à reitoria  da PUCRS com proposta de colaboração cultural da universidade com a Polônia. O reitor da Missão Católica Polonesa acompanhava o Sr. Cônsul nesta visita que foi mui promissora conversa.
Leave a comment