Setembro:

  1. JUBILEU de 20 anos da redação e edição da revista polônica brasileira “Polonicus”! Com satisfação apresentamos aos nossos leitores mais uma edição do periódico Polonicus, a vigésima na sequência. Se adicionarmos a isso os 20 números precedentes de Projeções, teremos um total de 40 números publicados no decorrer dos vinte anos passados. Expressamos a nossa sincera gratidão àqueles que conosco colaboram na redação da revista. Se não fosse a ajuda concreta da Chancelaria do Presidente do Conselho de Ministros da Polônia que recebemos por intermédio da Associação Wspólnota Polska, esta publicação com certeza não veria a luz do dia e não chegaria às suas mãos, caro leitor. Daí também o nosso agradecimento ao governo polonês pelo seu apoio ao jornalismo polônico no mundo. Periodico “Polonicus” é com certeza um periódico que se distingue dos demais títulos que encontramos na lista das diversas publicações polônicas no mundo. Se Você quiser ler última edição desta revista, clique aqui, por favor e tenha boa leitura!

 

Agosto:

  1. Após a II guerra mundial os poloneses que lutavam contra alemães na Europa, não podiam voltar para a Polônia dominada pelo regime comunista. Escolheram a vida dos imigrantes e vieram para o Brasil. Com a passagem do tempo começaram organizar núcleos dos ex-combatentes poloneses (SPK) nas cidades brasileiram onde residiam: Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro. O núcleo no Rio de Janeiro era mais atuante. Depois de dezenas de anos os ex-combatentes poloneses começaram partir para a eternidade. Atualmente (setembro de 2020) ficou o único presidente de SPK eng. Ignacy Felczak que decidiu encerrar as atividades patrióticas. Informou sobre esta decisão o Conselho de SPK em Lonndres e autoridades militares no Brasil.

 

  1. Realiza-se – através da internet – uma reunião dos representantes da comunidade polonesa, que residem em varios paises. Após o encontro de 2 horas foi fundada nova organização mundial dos poloneses emigrados Associação Republika Polonia. O reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil participou neste encontro.

 

  1. Reeleito presidente da República da Polônia Dr. Andrzej Duda assumiu responsabilidade de conduzir o pais por mais 5 anos.

 

Julho:

  1. Foi realizado 2 – turno de eleição presidencial na Polônia. Atual presidente Dr. Andrzej Duda foi reeleito presidente da República da Polônia.

 

Junho:

  1. Realiza-se primeiro turno de eleição presidencial na Polônia.

As aulas presenciais do Curso de Polonês da POLONIA Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro foram suspensas em meados do mês de março face às recomendações das autoridades sanitárias para evitar a proliferação da pandemia de Coronavírus.

Consequentemente, buscando atender o maior número possível de interessados, estamos entrando em contato para informar que nossas aulas do Curso de Polonês serão retomadas a partir de agosto, através de uma plataforma digital que venha a atender melhor o maior número de interessados.

Sabemos que existem prós e contras na utilização de uma plataforma digital para ministrar aulas de língua estrangeira, em especial, da língua polonesa, que é bastante difícil. No entanto, as vantagens desse novo formato são inúmeras, não só para os alunos — a quem buscamos oferecer sempre o melhor —, mas também para os professores, que são fundamentais no ensino da língua.
Na tentativa de conciliar o maior número possível de interesses de todas as partes, por meio deste e-mail queremos avaliar a disponibilidade dos interessados em estudar polonês, utilizando-se dos aplicativos Skype, Google ou aplicativo Zoom, que estão disponíveis tanto para celular como para computadores. As aulas deverão ser acompanhadas com material didático, que  será digitalizado e enviado aos alunos em formato PDF.

Nossa ideia inicial é que tenhamos duas novas turmas de Iniciantes, com dois professores. O horário das aulas deverá ser das 19:00 às 20:40 h, uma vez por semana, sendo uma turma na terça feira e outra na quinta-feira. E, como atividades complementares, teremos aulas de culinária, de história da Polônia e de cultura polonesa, sessões de filmes, etc, de forma presencial, ao menos uma vez por mês, em nossa sede. Para incentivar a participação no curso, nossa mensalidade é simbólica, no valor de R$ 50,00.

É muito importante recebermos a resposta dos interessados até 05/07/2020, informando sobre qual dia da semana tem interesse, melhor plataforma digital para utilizarem e, até mesmo, dando sugestões de outros dias e horários para as aulas. Por favor, enviem sua resposta para o email: polonia.rio@hotmail.com. Com estas informações, durante o mês de julho poderemos organizar o novo Curso de Polonês EAD, e re-iniciar as aulas na nova plataforma em Agosto.

Não deixem de aproveitar essa oportunidade!

DOSSIÊ BRASIL-POLÔNIA: DIÁLOGOS HISTÓRICO-CULTURAIS

No ano de 2019 o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF) formalizou a criação do Núcleo de Estudos Históricos e Arqueológicos Brasil-Polônia (NEHABP). Tal medida integra os esforços de internacionalização das ações de pesquisa, ensino e extensão promovidas pela instituição. Alinhada à atuação do NEHABP, essa proposta de dossiê temático tem por finalidade potencializar a divulgação das pesquisas desenvolvidas em âmbito acadêmico relativas às relações entre o Brasil e a Polônia, promovendo assim a produção e o intercâmbio científico de pesquisadores nacionais e internacionais. Os principais eixos temáticos são temas histórico-culturais, como História política e social, arqueologia, imigração e cultura. Busca-se abordagens que de alguma forma mantenham relação entre os dois países, seja através de temas que exploram diretamente uma interface entre a Polônia e o Brasil (relações bilaterais) ou ainda enfoques científicos de pesquisadores brasileiros sobre a Polônia e vice-versa (abordagem unilateral). O dossiê surge no ano em que celebra-se o centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, reforçando o forte vínculo histórico e cultural entre essas nações.

Organizadores:

Prof. Dr. Fabricio J. Nazzari Vicroski (Universidade de Passo Fundo, Brasil)

Prof. Dr. Józef Szykulski (Uniwersytet WrocƗawski, Polônia)

Quem pode publicar:

Pesquisadores que possuem no mínimo o título de doutor.

Prazo de envio dos artigos:

30 de julho de 2020.

Publicação:

1º/09/2020

Contato com os organizadores:

fabricioarqueologia@hotmail.com

jozefszykulski@hotmail.com

Editor:

Prof. Dr. Felipe Cittolin Abal (Universidade de Passo Fundo, Brasil)

revistahdt@upf.br

Condições de submissão:

http://seer.upf.br/index.php/rhdt/about/submissions

Submissão eletrônica:

http://seer.upf.br/index.php/rhdt/user/register

 

 

Maio:

27.Conversa por videoconferência dos Presidentes da Polônia e do Brasil

Em conversa hoje, 27 de maio, os presidentes do Brasil e da Polônia, Jair Bolsonaro e Andrzej Duda, congratularam-se pelo centenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países. Na ocasião, confirmaram o desejo de aprofundar a cooperação bilateral em prol da prosperidade de seus povos e do fortalecimento da posição internacional de ambos os países.

Há 100 anos, a formalização do relacionamento bilateral reforçava os laços de amizade que uniam os povos das duas nações. A partir das últimas décadas do século XIX, fluxos sucessivos de imigrantes poloneses já chegavam ao Brasil, aportando significativa contribuição ao desenvolvimento do País e dando origem à segunda maior comunidade de descendentes de poloneses no mundo.

Recentemente, Brasil e Polônia têm estreitado, ainda mais, a colaboração em torno da comunhão de valores e da defesa da liberdade, da democracia e da economia de mercado. Os encontros de alto nível entre autoridades dos dois países têm sido cada vez mais frequentes, conferindo lastro político a iniciativas nos planos bilateral e multilateral. O diálogo entre os dois países tem-se intensificado em áreas como defesa, cultura, educação e esportes.

A conversa dos presidentes abrangeu também as consequências globais da pandemia, especialmente no contexto da coordenação econômica em foros como o G20 e a Iniciativa Três Mares, e à luz de novas conexões da economia global. Os líderes do Brasil e da Polônia enfatizaram que ambos os países estão dispostos a intensificar as relações econômicas e de investimento bilaterais, o que contribuirá para a superação da crise.

No plano internacional, Brasil e Polônia colaboram estreitamente no âmbito do Processo de Varsóvia e no contexto das Nações Unidas promovem iniciativas como a “Aliança para a Liberdade Religiosa” e a “Parceria para as Famílias”, que refletem o apreço mútuo pela liberdade e os valores que embasam a formação de nossas sociedades. (De: www.gov.pl)

 

  1. No hospital em Salvador (Bahia) faleceu Dom Czeslaw Stanula CSsR, bispo emérito da Itabuna-BA. Nascido na Polônia, passou 54 anos como misionário na Argentina e no Brasil! No dia seguinte foi enterrado, com respeito a todas as exigências sanitárias por causa da pandemia, no cemitério Jardim de Saudade em Salvador (Bahia) RiP!
Leave a comment