Projeções-5

Número 5

Editorial da 5º Edição

 

Este já é quinto número da revista que entregamos às mãos do Prezado Leitor. O trabalho em torno da edição da revista é feito com muita generosidade de tantas pessoas. Os distintos autores dos trabalhos que publicamos na PROJEÇÕES oferecem gratuitamente o fruto de pesquisa e seu esforço intelectual. Portanto queremos aqui agradecer cordialmente a todos aqueles que pela publicação de seus artigos colaboram conosco. Ao abrir esta revista, o Prezado Leitor perceberá também que há instituições que nos apoiam e incentivam o nosso trabalho. Deixamos aqui o nosso muito obrigado a todos que nos ajudaram a financiar o custo da impressão da revista. A todos que, de uma ou outra forma, nos ajudaram até agora: manifestamos a nossa gratidão.

 

Neste número publicamos os trabalhos das nossas novas colaboradoras Profas. Dras.: Sandra Jatahy Pesavento, Cleci Eulalia Favaro e Aidê Campello Dill. Por feliz coincidência todas são gaúchas! Se mencionamos professoras gaúchas, não podemos esquecer de cumprimentar também um gaúcho de adoção – Pe. Msc. Grzegorz Kozienski SChr., que está no Brasil há pouco tempo, e no seu artigo, quer compartilhar conosco suas reminiscências polono-brasileiras. Do Estado do Paraná, a revista recebe a colaboração da jovem historiadora Cláudia Regina Kawka Martins e do Estado do Espírito Santo do Prof. Altair Malacarne.

 

Publicamos também o artigo do falecido – há alguns meses – Prof. Ruy C. Wachowicz sobre messianismo, polonidade e Nova Polônia. Esse artigo pode ser publicado graças à generosidade da Prof. Dra. Lilian Wachowicz, esposa do falecido Professor, que gentilmente nos entregou este trabalho do seu marido.

 

O Estimado Leitor encontrará ainda neste número outros artigos que despertarão interesse por este entrosamento polono-brasileiro.

 

Percebemos que às vezes os objetos que utilizamos no nosso trabalho fazem alguma brincadeira conosco. Assim aconteceu com o computador que modificou algumas datas no último número da revista. No final da revista anexaremos então a errata para que o Leitor tenha os dados exatos. Por este episódio indesejável, Prezado Leitor, queira nos desculpar.

 

Almejamos ao Estimado Leitor uma boa leitura !

Zdzislaw Malczewski SChr– Redator

 

 

Í n d i c e

 

 

 

Editorial

 

 

 

  1. Estudos e projetos

 

 

Sandra Jatahy Pesavento

A QUESTÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: O BRASIL FRENTE À LATINO-AMERICANIDADE

 

 

Cleci Eulalia Favaro

SOBREVIVENDO EM TERRA ESTRANHA:

ADAPTAR, ADOTAR, RENUNCIAR (IMIGRANTES DA EUROPA CENTRAL

NO RIO GRANDE DO SUL)

 

 

Altair Malararne

OS POLONESES NO ESPÍRITO SANTO

 

 

Cláudia Regina Kawka Martins

GLEBA ORLE: UMA DAS ÚLTIMAS COLÔNIAS DE POLONESES NO BRASIL

 

 

Ruy Christovam Wachowicz

MESSIANISMO, POLONIDADE E NOVA POLÔNIA NO BRASIL

 

 

 

  1. Reflexões

 

 

Aidê Campello Dill

IMPRESSÕES E FRAGMENTOS HISTÓRICOS DA VIAGEM À POLÔNIA

 

 

Grzegorz Kozienski SChr.

REMINISCÊNCIAS POLONO-BRASILEIRAS

 

 

 

IIII. Apresentação de vultos e instituições

 

 

Zdzislaw Malczewski SChr

CAPITÃO ESTANISLAU PRZEWODOWSKI A SERVIÇO DA MARINHA BRASILEIRA

 

 

 

  1. Livros

 

 

Henryk Siewierski

MALCZEWSKI, Zdzislaw. W sluzbie Kosciola i Polonii: Towarzystwo Chrystusowe: Funkcje spoleczne i duszpasterskie w srodowisku polonijnym w Ameryce Lacinskiej. CESLA UV: Varsóvia, 1998. 292 p.

 

 

Tomasz Lychowski

SIEWIERSKI, Henryk. História da literatura polonesa. Editora UnB: Brasília, 2000. 242 p.

 

 

Manuel Ferreira da Costa

LYCHOWSKI, Tomasz. Brisas/Powiewy. Vicentina: Curitiba, 2000, 79 p.