O ano de 2014

 

DEZEMBRO:

  1. Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, convida os Grupos Folclóricos Poloneses para participarem do: 8º FESTIVAL INFANTO-JUVENIL DE FOLCLORE POLONÊS VII (FESTIWAL FOLKLORU POLSKIEGO DLA DZIECI I MŁODZIEŻY). Local: Teatro do Canal da Música (Curitiba). Categorias: Infantil: de 5 a 10 anos e Juvenil: de 10 a 15 anos.

 

  1. Na igreja de Santo Estanislau, Bispo e Mártir em Curitiba foi celebrada a Santa Missaem Ação de Graças pelos: 60 anos de vida consagrada das irmãs:Geraldina Tartas, Miriam Gaioski, Stella Franzoi, Úrsula Tartas; 70 anos: Irmã Lídia Ales; 75 anos da irmã Olga Zerek e 80 anos da irmã Jeronima Chulis. É um jubileu quase inédito….

 

NOVEMBRO:

27-31. O Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba informa que o Curso de Metodologia para o Ensino do Idioma Polonês – 2014, será realizado em parceria com a: Universidade Federal do Paraná – Curso de Letras Polonês e a Universidade da Silésia de Katowice – Polônia, nos dias 27, 28, 29, 30 e 31 de novembro de 2014.
Hospedagem e Alimentação:
 Os custos com hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço) em quartos duplos e triplos, serão pagos pela organização do curso.
 Despesas extras como: frigobar, telefone, garagem, etc., são de responsabilidade do hospede.
 Hospedagem em quarto individual será paga pelo hospede. Hotel Golden Star: R. Mariano Torres, 135 – fone(41) 3888-7888.
 Site: www.goldenstar.com.br. E-mail: goldenstar@goldenstar.com.br. A reserva no hotel deverá ser feita pelo próprio participante do curso (exceto para os residentes em Curitiba e Região Metropolitana)no período de 20 de outubro a 10 de novembro.

 

 

  1. Feleceu no hospital Albert Einstein em São Paulo Samuel KLEIN, 91 anos, nascido na Polônia, fundador e proprietário da rede de lojas “Bahia”. Ele veio ao Brasil durante segunda guerra mundial.

 

 

  1. A pedido do Exmo. Sr. Cônsul Geral da República da Polônia Sr. Marek Makowski o pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil presidiu a celebração da solene Eucaristia na Igreja dos Poloneses de Santo Estanislau (Centro) ee Curitiba. Reitor da MCP fez também, após a proclamação do Evangelho, uma reflexão alusiva a esta importante data. Rendemos graças a Deus pelos 96 anos da Independência da Polônia! Concelebravam a Santa Missa os sacerdotes: Pe. Lourenço Biernaski, CM e Pe. Eduardo J. Guc, SVD. Coral do São João Paulo II dignificou, ainda mais, com seus cantos a nossa celebração! Havia bom número de poloneses, polônicos e brasileiro – amigos da Polonia. As Irmãs da Sagrada Familia, como sempre, estavam presentes e orantes. Antes da bênção final Sr. Marek Makowski – Cônsul Geral da RP fez um pronunciamento. Falava sobre a importância da Independência da Polônia e agradeceu a todos pela participação nesta celebração.
    Logo após a S. Missa – no salão paroquial – o Cônsul Geral apresentou os professores da Universidade de Silésia, na Polônia. Os intelectuais apresentaram uma aula sobre as boas-maneiras cultivadas entre os poloneses lá na longuinqua Polônia. Depois desta interessante palestra, havia coquetel. As conversas entre os presentes se estenderam por longo tempo.

No mesmo domingo (16 de novembro de 2014), na parte da tarde deste dia, no Consulado Geral da República da Polônia realizou-se 2 Encontro do Conselho Polônico junto ao Cônsul Geral da Polônia em Curitiba. O Sr. Marek Makowski – Cônsul Geral deu as boas-vindas aos membros deste Conselho, que representam a comunidade polônica residente em três Estados da Republica Federativa do Brasil: Parana, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Senhor Cônsul apresentou para os presentes o programa do governo da Polônia a respeito da cooperação com os poloneses e polônicos que vivem no exterior. O projeto refere-se aos anos 2015-2020. Depois desta apresentação os presentes discutiam e apresentaram algumas sugestões… O encontro foi muito proveitoso para a nossa comunidade polônica brasileira.

Mais um evento aconteceu em Curitiba, neste domingo, (16 de novembro). No Espaço Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273) foi realizado o recital de piano. Apresentou-se um jovem pianista polonês Grzegorz Niemczuk. Este jovem pianista interpretou as obras de Chopin, Paderewski e Szymanowski.

 

 

  1. Em Porto Alegre realiza-se 60 edição da Feira do livro. Dia 8 de novembro comemorou-se neste evento como “Dia da Polônia”. Você pode ler uma reportagem deste acontecimento cultural clicando aqui!

 

 

 

OUTUBRO:

  1. O Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, convida a todos os ex-estudantes e formandos das Universidades Polonesas a participarem do: “II Encontro de ex-estudantes de Universidades Polonesas no Brasil”(„II Ogólnobrazylijskie  spotkanie byłych studentów polskich uczelni”). Local: Rua Ébano Pereira, 502 – Curitiba – Sede da Sociedade Tadeusz Kościuszko.

 

 

  1. Em Vitória de Santo Antão (estado Pernambuco), arquidiocese Olinda e Recife, realizar-se-á ordenação episcopal do missionário polonês Dom João Kot, OMI. Nomeado pelo papa Francisco ordinário da diocese de Zé Doca (estado de Maranhão). O reitor da Missão Católica Polonesa participará neste importante evento eclesial! Veja algumas fotos desta solenidade clicando aqui!

 

 

  1. Os professores da Universidade de Rzeszów, na Polônia, encontram-se com o pe. Zdzislaw – reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil e redator da revista “Polonicus” para discutir a realidade histórica e atual da comunidade polônica no Brasil.

 

 

  1. Já esta a disposição dos nossos Caros Leitores o novo numero (31) da nossa revista “Echo Polonii Brazylijskiej” editada em polonês. Se Você conhece a língua polonesa e  deseja ler as nossas informações, então clique aquie tenha acesso a versão eletrônica deste periódico!

 

 

 

SETEMBRO:

  1. Na UFPR em Curitiba realizou-se um encontro literário “Jan Karski e os justos entre as Nações do Mundo”.

– Das 18h15 às 19h30: Espetáculo Poético: “… busco palavras que não existem… “ A poesia polonesa perante o Holocausto. Direção: Piotr Kilanowski. Elenco: Hellen Carvalho, Pedrita Setenareski Borges, Piotr Kilanowski, Regiane Maria Czerwinski, Alicja Goczyla Ferreira

– Das 19h30 às 22h30: Seminário “Jan Karski e os justos entre as Nações do Mundo”.

– Aleksandra Piasecka-Till (UFPR): O Imperativo moral de Henryk Sławik, um herói desconhecido.

– Alicja Goczyła Ferreira (UFPR): Irena Sendler, uma vida de doação.

– Carlos Henrique Wencland Reiss (Museu do Holocausto de Curitiba):  Dilemas éticos num mundo não-determinista: um tributo aos justos entre as  Nações  através das sagas de Aracy de Carvalho, Luiz Souza Dantas e do casal Jan e Anna Puchalski.

– Marcin Raiman (UFPR): Raoul Wallenberg e os judeus húngaros: história de um herói sem túmulo.

– Piotr Kilanowski (UFPR): Jan Karski e os senhores da humanidade.

 

 

  1. Na sede da Sociedade Kościuszko, a Cátedra de Letras Polonês da Universidade Federal, com ajuda da Casa da Cultura Polônia Brasil, Consulado Geral da Polônia, Sociedade Kościuszko, BRASPOL Nacional e o restaurante Barsóvia, promoveram a “Noite da Polônia – encontro com a Alta Silésia”. A programação que atraiu mais que cem pessoas do meio acadêmico e da comunidade polonesa, contou com a apresentação da região de Silésia e seu dialeto, demonstração da dança regional trojak, preparo e degustação de pratos típicos da região e projeção do filme silesiano “Barbórka” (dir. Maciej Pieprzyca).

 

 

  1. Os anos se passam, mas a cada 7 de Setembro, uma bandeira vermelha e branca tremula altaneira logo ao inicio do Desfile, na Avenida Presidente Vargas no Rio de Janeiro. Já há muitos anos era conduzida à frente de um pelotão de bravos Soldados Poloneses,junto com os veteranos brasileiros da 2. Guerra Mundial. Heróis de Monte Cassino, do Levante de Varsóvia, e de tantas outras batalhas, ondeconduziram para a vitória o pavilhão da Águia Branca sobre o fundo Rubro.Hoje quase todos os veteranos estabelecidos no Brasil, da nação que em 1939 enfrentou sozinha traiçoeiros ataques já não estão mais aqui.Mas o pavilhão da terra de Fryderyk Chopin, Mikołaj Copérnico, Adam Mickiewicz e Marie Curie não poderiadeixar de estar presente, como uma das 19 Nações Aliadas, e esta missão sagrada foi cumpridapelo Capitão e Engenheiro Ignacy Felczak, Presidente da SPK.(Texto: Israel Blajberg)

 

 

  1. Durante esta semana a Pontificia Universidade Católica do Paraná recebeu uma comitiva da Universidade Silesiana da Polônia. O principal objetivo da visita são as negociações sobre a cooperação entre as duas faculdades, incluindo a possibilidade de criação de curso de polonês na PUC em Curitiba. Além de participar em reuniões com o reitor Professor Waldomiro Gremski e as autoridades acadêmicas, as professoras Jolanta Tambor,  Agnieszka Tambor e Karolina Grabon apresentaram interessantes palestras e seminários para os estudantes da PUC e Universidade Federal do Paraná. Os mais corajosos participaram do minicurso de polonês, oferecido na PUC durante a semana. Durante as apresentações foram abordados os assuntos de identidade étnica e linguística e a ligação do cinema polonês com as questões da contemporaneidade.

 

 

01-04. Participação da delegação brasileira na Exposição Internacional da Indústria da Defesa em Kielce, na Polônia. A feira internacional ocorreu nos dias de 1 a 4 de setembro e apresentou tecnologias avançadas de última geração. A delegação brasileira foi composta por membros do Ministério da Defesa e representantes de 3 empresas brasileiras: Condor, Embraer, Taurus e vice-presidente da ABIMDE, acompanhados pelo Embaixador da República da Polônia no Brasil Andrzej Maria Braiter e sua esposa Katarzyna Braiter. Durante a feira foram apresentandos os mais recentes e avançados equipamentos de defesa. A exposição é um fórum que conecta os clientes e poteciais fornecedores, num lugar só para apresentar os mais modernos produtos na área de armamento e tecnologia militar. Mais de 500 participantes de 27 países apresentaram os seus produtos. O evento atraiu mais de 15 mil visitantes (Inf.: Embaixada da Polonia em Brasília-DF).

 

 

 

AGOSTO:

  1. Inauguração da exposição “Brazylijska Natura spojrzenia i inspiracje” (Natureza Brasileira – olhares e inspirações”. Local: Galeria Dom Polonii na cidade de Cracóvia. A exposição aborda o tema da natureza brasileira e é composta por trabalhos inéditos em gravura, pintura, fotografia, desenho e técnicas mistas das artistas brasileiras: Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien, Márcia Széliga, Mari Ines Piekas, Schirlei Freder. Realização:Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba e Casa da Cultura Polônia Brasil.

 

 

  1. Mais de 600 pessoas participaram do 8º Evento Cultural Polonês realizado pela Fundação cultural José Walendowsky em Brusque. As festividades tiveram início as 10h 30min no Santuário de Azambuja, com a celebração de uma Santa Missa, que mesclou as línguas portuguesa e polonesa. O Krak Trio da Cracóvia, entoou diversos cânticos na língua original, encerrando o evento com o Hino Nacional Polonês. a Missa foi celebrada pelos Padres Wladislaw Milak, nascido no Brasil e radicado na Cracóvia há 22 anos, Nélio Schwanke e Alnino Milani. Nos salões da Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont foi realizado o almoço típico polonês e após as apresentações culturais com o Krak Trio e o Trio Edelweiss. Este ano o evento contou com a presença da Primeira Secretária e Cônsul da Embaixada da República da Polônia em Brasília, Dorota Bogutyn, da Vice Cônsul do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Dorota Ortynska e do Secretário Consular, Paulo Cesar Kochanny. Também esteve presente o Secretário de Turismo de Santa Catarina, Valdir Rubens Walendowsky.  Dorota Bogutyn destacou a importância do evento para a manutenção dos laços de amizade entre Brasil e Polônia, afirmando ainda, que estava bastante emocionada e impressionada com as manifestações de carinho e receptividade dos descedentes poloneses que participaram do evento em Brusque. Dorota Ortynska, também fez o uso da palavra durante o evento, dizendo que existe uma preocupação especial do Consulado Geral da Polônia em Curitiba e incentivar e promover tais eventos objetivando aproximar cada vez mais os dois povos, incentivando inclusive a ida de brasileiros com maior frequencia à pátria mãe. João Paulo Walendowsky, Presidente da Fundação que organiza e promove o evento, agradeceu todos que direta ou indiretamente colaboraram para o sucesso do encontro, concluindo estar muito satisfeito com a resposta da sociedade para com o Evento Cultural Polonês. Vale ressalar que o evento teve por objetivo comemorar os 145 anos da Imigração Polonesa no Brasil e lembra que 25 de agosto, é oficialmente declarado em Lei em Brusque, o Dia Municipal da Imigração Polonesa em Brusque (Inf.: Embaixada da Polonia em Brasília-DF).

 

  1. No bosque do Papa Joao Paulo II em Curitiba realizou-se a solenidade em honra de Nossa Senhora do Monte Claro. Havia apresentacao de grupos folclóricos, a venda de produtos da culinaria polonesa. O coroamento deste dia foi a devocao a Nossa Senhora do Monte Claro, Padroeira da Polonia e dos poloneses residentes em tantos paises do mundo, enclusive no Brasil. A celebracao foi presidida pelo reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil – o pe. Zdzislaw Malczewski SChr.

 

  1. O Cônsul Geral da República da Polônia em Curitiba, Sr. Marek Makowski, convidou os representantes da comunidade polonica  para o jantar de apresentação da nova Vice-Cônsul, Senhora Dorota Ortyńska.

 

JULHO:

  1. O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Carlo Ellena, em conformidade com o cânon 401, parágrafo primeiro, do Código de Direito Canônico, e nomeou, 23 de julho, padre Jan Kot como bispo da diocese de Zé Doca (MA). Padre Jan Kot nasceu em 10 de maio de 1962, na cidade de Maków Podhalanski, arquidiocese de Cracóvia, Polônia. Em seu país de origem, estudou Engenharia Civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia. Foi ordenado presbítero em 20 de junho de 1992. Em 1994, veio em missão para o Brasil. De 1995 a 2000, atuou como vigário e administrador na paróquia São José, em Jussaral, município de Cabo de Santo Agostinho (PE). De 2000 a 2005, foi administrador da paróquia Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE). De 2006 a 2013 foi paróco da paróquia Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, na diocese de São Raimundo Nonato (PI). Em 2013, assumiu a recém criada paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervasio Oliveira (PI). Em fevereiro deste ano, foi enviado a Sumaré (SP), onde os Oblatos têm casa de formação. Atualmente, padre Jan Kot é conselheiro da Provincia Oblata do Brasil, criada em 2003.

 

 

  1. Grupo Folclórico Polonês do Paraná “Wisla” apresentou-se ao publico no teatro Guairá em Curitiba.

 

 

  1. Na igreja de São Vicente em Curitiba foi celebrada a Santa Missa em 7 dia em sufrágio do falecido cônsul polonês Jacek Szczeniowski.

 

 

  1. No teatro “Guairá” em Curitiba apresentou-se ao publico o grupo polônicos “Junak”.

 

 

1-12. Realiza-se 53a edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná no teatro Guairá em Curitiba. Neste evento estão inscritos dois conjuntos polônicos: “Junak” e “Wisla”, os dois de Curitiba.

 

 

  1. 01. Em Curitiba, na parte da manha, faleceu o Consul da Republica da Polonia Jacek SZCZENIOWSKI.

 

 

 

JUNHO:

  1. Na residência dos bispos em Curitiba faleceu Dom Moacyr J. Vitti – Arcebispo Metropolitano. Nossa oração  pelo falecido Pastor da Igreja Particular em Curitiba e manifestação de comunhão com toda a comunidade arquidiocesana. Dai-Lhe SENHOR o descanso eterno!

 

 

24-26. Na sede do Secretariado da Conferencia Episcopal Polonesa em Varsóvia, realiza-se sob a presidência de Dom Wieslaw Lechowicz o encontro dos reitores e coordenadores da pastoral polonesa no mundo. Neste importante evento participam 15 sacerdotes provenientes de varias partes do mundo.

 

 

15-20. Reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil peregrina para Cidade Eterna, Roma. No domingo participa junto com os peregrinos presentes na praça de São Pedro, no Vaticano, na oração Ângelus presidida pelo Papa Francisco. Na quarta-feira, esta novamente com os fiéis na praça de São Pedro para participar numa audiência geral do Santo Padre, que falava sobre a origem da nossa Igreja. Na quinta-feira junto com os sacerdotes, religiosas e fieis poloneses celebra a Eucaristia junto ao túmulo do Grande Papa São Joao Paulo II.

 

 

  1. O Museu Paranaense abrirá às 19h, a exposição “Liberdade, soberania, democracia: Polônia, 25 anos”. Na mostra será possível conhecer detalhes significativos da história recente do país, que nas últimas décadas conquistou e fortaleceu sua posição dentro da comunidade europeia e no mundo. Diferente de outras nações, a Polônia tem sido protagonista importante nas mudanças que influenciaram o mundo ainda no século 20.”

 

 

 

MAIO:

  1. Por iniciativa do Deputado Estadual Sr. Ney Leprevosta realizou-se assembleia solene no Parlamento do Estado do Parana em homenagem ao Sao Joao Pualo II, por ociasiao de 94 anos do seu aniversario. O arcebispo metropolitano Dom Moacyr J. Vitti esteve presente. Varios sacerdotes e leigos engajados na vida pastoral e social das paroquias foram homenageados com um diploma especial. Entre os homenageados esteve presente um polones – pe. Zdzislaw Malczewski SChr – paroco da Paroquia Sao Joao Batista e reitor da Missao Catolica Polonesa no Brasil. Voce podera ver algumas fotos desta solenidade visitando o portal da Missao: www.polska-misja.com.br

 

 

  1. Em Sao Mateus do Sul, distante alguns 180 km de Curitiba, realizou-se no hotel Sada’s a promoçao do livro do autor brasileiro Gerson Cesar Souza dedicado ao sacerdote polonesa Jakub Wróbel que atuava no inicio da colonizaçao polonesa naquela regiao sulina do país. Titulo do livro: “A Estrela de Jacó. Gwiazda Jakuba”. Voce pode ver algumas fotos deste evento clicando aqui!

 

 

  1. Sociedade Polonia no Rio de Janeiro organizou uma noite de poesia dedicada ao Paulo Leminski – um poeta polono-brasileiro que residia em Curitiba. Laura Miranda e Tomas Lychowski apresentavam a poesia desta vulto da poesia brasileira.

 

 

  1. No teritorio da Republica Federativa do Brasil os cidadoes polones puderam paricipar nas eleicoes para o Parlamento Europeu. Havia urnas em Curitiba e Brasilia.

 

 

  1. Informamos que foi publicado o número 29 do periódico editado em polones “Echo Polonii Brazylijskiej”. Se Voce quiser tem acesso a esta revista polonica, acesse o portal da Missao Catolica Polonesa no Brasil e procure no menu: www.polska-misja.com.br

 

 

  1. O Papa Francisco nomeou biskpo Wojciech Polak – secretario da Conferencia Episcopal Polonesa novo arcebispo de Gniezno e Primas da Polonia. Ele vai suceder o atual arcebispo Dom Jozef Kowalczyk que no mes de novembro do ano passado visitava nossas comuinidades polonesas no Brasil.

 

 

  1. Em Brasiília nas comemoraçoes da Semana da Europa no Espaço Cultural Instituto Cervantesnfoi apresentada a poesia europeia tanto na língua original como também em portugues. Prof. Henryk Siewierski – coordenador da Cátedra Cyprian Norwid da UnB apresentava a poesia polonesa.

 

 

  1. A Câmara Municipal de Curitiba realizou a sessão solene de entrega do prêmio Papa João Paulo II, voltado a personalidades e entidades que trabalham nas causas sociais da Igreja Católica. Dentre os homenageados estava o Asilo São Vicente de Paulo, representado pelo padre José Aparecido Pinto, a Congregação Mariana de Jovens da Catedral, que atua desde 1914 e o padre Lourenço Biernaski CM, que neste ano celebra os 60 anos de ordenação sacerdotal e já trabalhou como superior provincial de Curitiba e professor na Escola Diaconal da Arquidiocese de Curitiba. Os convidados e homenageados também puderam assistir ao video da visita de São João Paulo II a Curitiba.

 

 

  1. Inauguracao  da exposição “Zaduma” da fotógrafa curitibana Schirlei Freder(de origem polopnesa). A Casa da Cultura Polônia Brasil, em parceria com o Consulado da Republica da Polonia em Curitiba, a Prefeitura Municipal de Cruz Machado – PR e o Museu Etnográfico de Santana. O evento faz parte da 12º Semana dos Museus.

 

 

  1. Comemoraçao da Constituiçao de 3 de maio de Curitiba. Santa Missa celebrada na intençao da Naçao Polonesa na Paróquia Sao Joao Batista em Curitiba. Solene Eucaristria foi celebrada pelo reitor da Missao Católica Polonesa no Brasil. A presença do Sr. Marek Makowski – Consul Geral da República da Polonia em Curitiba e representantes da comunidade polono-brasileira. Voce pode ver algumas fotos desta solenidade neste portal da Missao Cat’olica Polonesa no Brasil.

 

 

 

ABRIL:

  1. Informamos qos Caros Amigos que ja esta a disposicao de Voces o novo numero do nosso periodico publicado em polones “Echo Polonii Brazylijskiej”. Para ler este periodico Voce deve clicar aqui!

 

 

 

MARÇO:

  1. Na sede da Sociedade Polono-Brasileira Marechal Jozef PILSUDSKI em Curitiba o Sr. Marek Makowski – Consul geral da Polonia ofereceu um jantar festivo em homenagem aos representantes das universidades polonesas. Para este encontro foram tambem convidados alguns membros das sociedades polonicas.  Veja as fotos deste encontro clicando aqui!

 

 

  1. Faleceu em Curitiba Pe. Jan NOWINSKI SChr. Mais um sacerdote polones retornou para a Casa do Pai!

 

 

18-25.

Representantes das 17 universidades, da Conferência dos Reitores das Escolas Acadêmicas da Polônia, do Ministério da Ciência e Ensino Superior e da Fundação do Desenvolvimento de Sistema da Educação, participarão da missão acadêmica no Brasil.

 

No programa da delegação há, entre outros, encontros com estudantes e autoridades das renomadas universidades brasileiras, apresentações e participação na Feira “Salão do Estudante”.  A missão polonesa faz parte da campanha “Ready, Study, Go! Poland”, promovida pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior da Polônia.

Em Brasília, o grupo vai participar do “Dia Polones” na Universidade de Brasília (19.03) e irá se encontrar com autoridades e professores da UnB, representantes do Ministério da Educação,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Itamaraty, do CNPq e da CAPES.

 

Em seguida a delegação irá visitar Curitiba (22.03) e Rio de Janeiro (24.03) onde, além de encontrar-se com autoridades e estudantes das maiores universidades locais, participará da Feira “Salão do Estudante”.

 

 

  1. Realiza-se a abertura da nova edição da exposição “Arte Polônica Brasileira”. A exposição segue até 18 de abril. A exposição itinerante, já aconteceu em Cruz Machado-PR e agora será inaugurada em Ponta Grossa-PR. Nesta nova edição, com curadoria de Schirlei Freder, a exposição trará gravuras, pinturas, desenhos, ilustrações e fotografia das artistas: Everly GillerHeliana GrudzienMárcia SzéligaMari Ines Piekas, Schirlei Freder. Outra novidade é o lançamento da coleção dos cartazes que compõem a coleção da Casa da Cultura Polônia Brasil. Os cartazes trazem obras das artistas: Dulce Osinski, Everly Giller, Heliana Grudzien e Márcia Széliga.

 

 

  1. Já está a disposição dos nossos Caros Leitores o periódico “Echo Polonii Brazylijskiej” editado em polonês. Se alguém conhece a nossa língua pode fazer a leitura desta revista clicando aqui!

 

 

 

FEVEREIRO:

25.

Foi inaugurada aos 25 de fevereiro a exposiçäo em homenagem a Janusz Korczak em Belo Horizonte. Ebvento promovido pela Embaixada da Polönia, Consulado Honorário da Polönia em Belo Horizonte, Instituto Histórico Israelita Mineiro e Pontifícia Universidade Católica de Minas Geral. A exposição dedicada à vida e obra do Janusz Korczak,  herói dos povos polonês e judeu, médico, pedagogo, escritor, jornalista, defensor dos direitos da criança, será aberta à visitação em Belo Horizonte, na Biblioteca Pe. Alberto Antoniazzi, de 25 de fevereiro até 25 de março de 2014.

JANUSZ KORCZAK nasceu em Varsóvia, em 1878 e morreu tragicamente em 1942 no Campo de Extermínio Nazista em Treblinka. Tendo recusado todas as propostas para sair do Gueto de Varsóvia, preferiu ficar e enfrentar o extermínio junto aos seus alunos. Korczak foi um inovador pedagogo, autor de inúmeras publicações sobre a teoria e prática de educação. Foi um pioneiro na área de direitos da criança e na busca do tratamento igualitário da criança enquanto cidadã. As suas idéias, revolucionárias para os tempos em que viveu, têm sido fonte de inspiração em todo o mundo e ecoam, entre outros, em  Declaração dos Direitos da Criança (1959) e Convenção dos Direitos da Criança da ONU (1989).

A EXPOSIÇÃO “Reformador do Mundo” é composta por 21 quadros que mesclam fotos arquivais, com informações sobre o autor e trechos de suas obras. A exposição foi realizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia relativamente ao aniversário de 70 anos da morte trágica de Korczak, celebrado em 2012. As fotos e o material foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação “Korczakianum”, Associação Polonesa Janusz Korczak e do Guetto Fighters’s House Museum em Israel.

 

 

  1. Comemoramos primeiro ano do falecimento do Saudos Pe. Benedito Grzymkowski SChr que dedicou quase 50 anos a Igreja no Brasil e a comunidade polonica! As 19 h na igreja de sao Joao Batista (Tingui) em Curitiba celebraremos uma S. Missa pela alma deste servo da Igreja!

 

 

 

JANEIRO:

  1. A Congregaçao Sociedade de Cristo comemora neste dia 30o aniversário da morte do Servo de Deus, o Pe. Inácio POSADZY, SChr. Caro Amigo, Voce pode lera a breve biografia deste grande apóstolo dos poloneses emigrados clicando aqui!

 

 

  1. Na igreja de Sao Sebastiao em Bateias – PR foi celebrada a Santa Missa concelebrada pelo Pe. Edward Maciejewski SChr. Presidiu a celebraçao o pe. Alceu Zembruski SCHr – viceprovincial da Sociedade de Cristo. O reitor da MCP no Brasil fez a  homilia. Havia 18 sacerdotes da Sociedade de Cristo que concelebraram a Eucaristia. Estivera também o diácono Jonas que veio de Santa Catarina. Estiveram presentes os fiéis da Paróquia e representantes das outras paróquias onde atuava o falecido sacerdote. Logo após a Santa Missa o corpo foi sepultado no cemitério paroquial onde repousam também alguns padres desta congregaçao religiosa.

 

 

  1. O Bispo diocesano de Sao José dos Pinhais – PR Dom Francisco Carlos Bach celebra na igreja em Campo do Tenente a Santa Missa de corpo presente pelo falecido Pe. Edward. Logo após o reitor da MCP no Brasil preside a celebraçao de despedido do falecido sacerdote.

 

 

  1. Em nome de DEUS iniciamos este novo ano! Que sua graça esteja conosco!

 

Neste dia na casa paroquial em Campo do Tenente – PR morre o Pe. Edward MACIEJEWSKI SChr.

Leave a comment